Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

São Paulo amplia serviços e recursos para o cidadão surdo

Cidade inaugurou 12 postos presenciais da Central de Intermediação em Libras (CIL), que atendeu 3.120 pessoas desde abril. Município mantém ainda oficinas e eventos culturais, além de oferecer conteúdo em Libras no website da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) com o aplicativo da Hand Talk.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

 Foto:


A cidade de São Paulo ganhou recentemente 12 novos postos de atendimento presencial da Central de Intermediação em Libras (CIL). O serviço é administrado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e promove a comunicação, em língua portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais, entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos.

PUBLICIDADE

Reinaugurada em abril deste ano, a CIL já atendeu 3.120 munícipes com deficiência auditiva, principalmente na área jurídica e nos setores da saúde e dos direitos humanos, promovendo autonomia ao cidadão com deficiência auditiva.

O atendimento presencial funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. Solicitações e agendamentos podem ser feitas pessoalmente ou por telefone e WhatsApp - (11) 96470- 4414.

O atendimento no local combinado é feito das 9h às 17h, com agendamento pelos emails agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br ou contatocil@prefeitura.sp.gov.br.

Também há atendimento direto pela internet, por smartphone, tablets ou computador. Para dispositivos móveis, e necessário fazer download gratuito do aplicativo CIL - SMPED (Android ou iOS). Nos computadores, acesse https://v3.icom-libras.com.br/w/smped/webview/.

Publicidade

Postos de atendimento presencial da CIL ?

- Defensoria Pública do Estado de São Paulo ==> Unidade Centro - Rua Boa Vista, nº 150 ==> Unidade Liberdade - Avenida Liberdade, nº 32

- Sede da Prefeitura de São Paulo Viaduto do Chá, nº 15

- Posto São Paulo Turismo ==> Unidade República - Praça da República, s/nº ==> Unidade Terminal Rodoviário do Tietê - Avenida Cruzeiro do Sul, nº 1800

- Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ==> Vila Mariana - Rua Madre Cabrini, nº 99 ==> Ipiranga - Rua Taquarichim, nº 290 ==> Lapa - Rua Caio Graco, nº 421/423 ==> Cidade Tiradentes - Rua Nascer do Sol, nº 529

Publicidade

- Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes Avenida Inácio Monteiro, nº 6.900

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Limpo Rua Teresa Mouco de Oliveira, nº 121

- Subprefeitura do Butantã Rua Ulpiano da Costa Manso, nº 201



OUTROS SERVIÇOS - A cidade também oferece curso básico de Libras para funcionários públicos. A meta é dar suporte para quem atende pessoas surdas. A agenda de aulas é divulgada pela SMPED. Já foram treinados funcionários da SPTrans, Ministério Público, hospitais, Biblioteca Mário de Andrade e do Centro de Apoio do Trabalho e Empreendedorismo (CAT).

CULTURA INCLUSIVA - No projeto da SMPED e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com programação mensal, as atividades têm intérprete de Libras e audiodescrição. Entidades e instituições podem organizar grupos e solicitar transporte gratuito para ida e volta, com micro-ônibus adaptado.

Publicidade

No website da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), o conteúdo pode ser traduzido para Libras com o aplicativo Hand Talk. Basta acessar a página. Não é necessário instalar a ferramenta.

Além disso, a Secretaria Municipal da Educação oferece cursos e atividades para pessoas com deficiência auditiva, entre os quais está o Programa de Educação Bilíngue para Surdos.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

YouTube

Publicidade


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.