São Paulo amplia serviços e recursos para o cidadão surdo

São Paulo amplia serviços e recursos para o cidadão surdo

Cidade inaugurou 12 postos presenciais da Central de Intermediação em Libras (CIL), que atendeu 3.120 pessoas desde abril. Município mantém ainda oficinas e eventos culturais, além de oferecer conteúdo em Libras no website da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) com o aplicativo da Hand Talk.

Luiz Alexandre Souza Ventura

10 Outubro 2018 | 14h24

IMAGEM 01: Cidade inaugurou 12 postos presenciais da Central de Intermediação em Libras (CIL), que atendeu 3.120 pessoas desde abril. Município mantém ainda oficinas e eventos culturais, além de oferecer conteúdo em Libras no website da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) com o aplicativo da Hand Talk. Descrição #pracegover: Cinco pessoas, sendo quatro mulheres e um homem, estão em uma sala. Uma das mulheres veste a camiseta azul clara da Central de Intermediação em Libras e se comunica na língua de sinais com um homem que aparece na tela do computador. Outra mulher comanda o computador e as pessoas restantes assistem. Crédito: Divulgação.

IMAGEM 01: Cidade inaugurou 12 postos presenciais da Central de Intermediação em Libras (CIL), que atendeu 3.120 pessoas desde abril. Município mantém ainda oficinas e eventos culturais, além de oferecer conteúdo em Libras no website da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) com o aplicativo da Hand Talk. Descrição #pracegover: Cinco pessoas, sendo quatro mulheres e um homem, estão em uma sala. Uma das mulheres veste a camiseta azul clara da Central de Intermediação em Libras e se comunica na língua de sinais com um homem que aparece na tela do computador. Outra mulher comanda o computador e as pessoas restantes assistem. Crédito: Divulgação.


A cidade de São Paulo ganhou recentemente 12 novos postos de atendimento presencial da Central de Intermediação em Libras (CIL). O serviço é administrado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e promove a comunicação, em língua portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais, entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos.

Reinaugurada em abril deste ano, a CIL já atendeu 3.120 munícipes com deficiência auditiva, principalmente na área jurídica e nos setores da saúde e dos direitos humanos, promovendo autonomia ao cidadão com deficiência auditiva.

O atendimento presencial funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. Solicitações e agendamentos podem ser feitas pessoalmente ou por telefone e WhatsApp – (11) 96470- 4414.

O atendimento no local combinado é feito das 9h às 17h, com agendamento pelos emails agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br ou contatocil@prefeitura.sp.gov.br.

Também há atendimento direto pela internet, por smartphone, tablets ou computador. Para dispositivos móveis, e necessário fazer download gratuito do aplicativo CIL – SMPED (Android ou iOS). Nos computadores, acesse https://v3.icom-libras.com.br/w/smped/webview/.

Postos de atendimento presencial da CIL

– Defensoria Pública do Estado de São Paulo
==> Unidade Centro – Rua Boa Vista, nº 150
==> Unidade Liberdade – Avenida Liberdade, nº 32

– Sede da Prefeitura de São Paulo
Viaduto do Chá, nº 15

– Posto São Paulo Turismo
==> Unidade República – Praça da República, s/nº
==> Unidade Terminal Rodoviário do Tietê – Avenida Cruzeiro do Sul, nº 1800

– Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
==> Vila Mariana – Rua Madre Cabrini, nº 99
==> Ipiranga – Rua Taquarichim, nº 290
==> Lapa – Rua Caio Graco, nº 421/423
==> Cidade Tiradentes – Rua Nascer do Sol, nº 529

– Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Avenida Inácio Monteiro, nº 6.900

– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Limpo
Rua Teresa Mouco de Oliveira, nº 121

– Subprefeitura do Butantã
Rua Ulpiano da Costa Manso, nº 201



OUTROS SERVIÇOS – A cidade também oferece curso básico de Libras para funcionários públicos. A meta é dar suporte para quem atende pessoas surdas. A agenda de aulas é divulgada pela SMPED. Já foram treinados funcionários da SPTrans, Ministério Público, hospitais, Biblioteca Mário de Andrade e do Centro de Apoio do Trabalho e Empreendedorismo (CAT).

CULTURA INCLUSIVA – No projeto da SMPED e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com programação mensal, as atividades têm intérprete de Libras e audiodescrição. Entidades e instituições podem organizar grupos e solicitar transporte gratuito para ida e volta, com micro-ônibus adaptado.

No website da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), o conteúdo pode ser traduzido para Libras com o aplicativo Hand Talk. Basta acessar a página. Não é necessário instalar a ferramenta.

Além disso, a Secretaria Municipal da Educação oferece cursos e atividades para pessoas com deficiência auditiva, entre os quais está o Programa de Educação Bilíngue para Surdos.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase 'VencerLimites' pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência, integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

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