São Paulo orienta população surda sobre a pandemia de covid-19

São Paulo orienta população surda sobre a pandemia de covid-19

CONTEÚDO ABERTO PARA NÃO-ASSINANTES: Central de Libras funciona 24 horas, todos os dias, para esclarecer dúvidas de pessoas com deficiência auditiva a respeito do coronavírus. Serviço online de acesso na Língua Brasileira de Sinais a diversos departamentos municipais também pode ser usado por todos os servidores no atendimento diário ao cidadão. Mais de 120 mil pessoas surdas vivem na capital paulista.

Luiz Alexandre Souza Ventura

29 de abril de 2020 | 13h39


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Na tela de um smartphone em posição horizontal, um intérprete se comunica em Libras. Crédito: Divulgação.


Pessoas surdas ou com qualquer tipo de deficiência deficiência auditiva, que se comunicam preferencialmente na Língua Brasileira de Sinais, podem acionar a Central de Intermediação em Libras da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CIL-SMPED) para esclarecer dúvidas e atualizar informações sobre o coronavírus, além de pedir orientações durante a pandemia da covid-19.

O serviço online funciona 24 horas, todos os dias da semana, por meio de um aplicativo e da página da secretaria, que também faz a comunicação acessível em Libras com Polícia, SAMU, Bombeiros, Delegacia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher, Disques Denúncia e Direitos Humanos, SP156, Procon e INSS.

O app tem versões para Android e iOS. Cada atendimento é direcionado ao setor específico com um toque no ícone de identificação do departamento.

Esse serviço também é direcionado aos servidores públicos municipais, que podem baixar o aplicativo para atender munícipes que se comunicam exclusivamente em Libras.

A cidade de São Paulo tem mais de 120 mil moradores surdos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: