Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Secretária pede desculpas após celebrar portaria de Weintraub contra cotas

'MEC acaba com cotas nos cursos de pós-graduação. Seleção deve voltar a se basear em critérios objetivos, sem privilégios direcionados', diz a publicação compartilhada na semana passada por Priscilla Gaspar, que comanda a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


 


PUBLICIDADE

A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, divulgou nesta terça-feira, 23, um vídeo no qual pede desculpas por compartilhar imagem da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que comemorou a portaria assinada pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicada em dia 18 de junho, acabando com políticas de inclusão de pessoas com deficiência, negros e indígenas em pós-graduações, mestrados e doutorados de Instituições Federais de Ensino Superior.

"MEC acaba com cotas nos cursos de pós-graduação. Seleção deve voltar a se basear em critérios objetivos, sem privilégios direcionados", diz a publicação que mereceu destaque no stories de Priscilla Gaspar no Instagram. O perfil da secretária é fechado.


 Foto: Estadão


"Apresento minhas desculpas por ter passado essa impressão equivocada. Reafirmo meu compromisso com as políticas afirmativas", diz a secretária.

Publicidade

O vídeo, obtido com exclusividade pelo #blogVencerLimites, foi enviado a integrantes da comunidade surda pelo Whatsapp.



Nesta terça-feira, o Ministério da Educação derrubou a portaria. O ato está publicado no Diário Oficial da União.

Weintraub foi demitido na quinta-feira, 18, e deixou o País horas depois, mas entrou no Estados Unidos ainda como titular da pasta. Sua exoneração só foi publicada após o desembarque. Hoje, o governo federal retificou no Diário Oficial a data de exoneração, informando que o ministro foi exonerado "a partir de 19 de junho de 2020".

____________________________________________

Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande 'VENCER LIMITES' para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

Publicidade

VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima.

Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais, enviadas pelo Whatsapp ou Telegram são produzidas e publicadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as 'fake news'. Se tiver dúvidas, verifique.

Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com. E acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais:Facebook.com/VencerLimitesTwitter.com/VencerLimitesBR____________________________________________

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.