Senadora apresenta pacote para proteção das pessoas com deficiência durante a pandemia de covid-19

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

Senadora apresenta pacote para proteção das pessoas com deficiência durante a pandemia de covid-19

Mara Gabrilli protocolou dois PLs que garantem a segurança no transporte do acompanhante da pessoa com deficiência e a criação de planos de emergência para vulneráveis. Além disso, a parlamentar enviou cinco indicações sobre acolhimento social, ensino inclusivo, combate à violência durante o isolamento, identificação correta do paciente com deficiência infectado pelo coronavírus e a elaboração de protocolos específicos de atendimento urgente aos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Cidadania e da Educação. Propostas têm base em nota da Rede-In (Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e em carta enviada aos governadores de todo o País, assinada por dez instituições.

Luiz Alexandre Souza Ventura

06 de maio de 2020 | 15h50


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: A senadora Mara Gabrilli aparece em um monitor de vídeo durante sessão remota na sala da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado Federal (Prodasen). De costas para a câmera e de frente para a tela está o senador Weverton Rocha (PDT-MA). Crédito: Waldemir Barreto / Agência Senado.


A senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP) apresentou ao Senado e ao Poder Executivo, respectivamente, dois PLs (Projeto de Lei) e cinco indicações (INS) para proteção da população com deficiência durante a pandemia de covid-19 e para assegurar o atendimento aos pacientes com deficiência infectados pelo coronavírus.

O pacote inclui o PL n° 2178/2020, que altera a Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/2015) para garantir transporte ao acompanhante da pessoa com deficiência durante a pandemia, e o PL n° 2288/2020, que torna obrigatória a elaboração de planos emergenciais de proteção dos segmentos mais vulneráveis da população, além de proibir a adoção de regras que prejudiquem esses pacientes.

Os dois projetos ainda precisam passar pela apreciação e votação dos senadores.

As cinco indicações apresentadas ao Executivo, por sua vez, não precisam de votação para serem implementadas, mas dependem da boa vontade e da compreensão dos ministros sobre a importância de cada tema.

Duas foram para o Ministério da Saúde, reforçando a necessidade de identificação da condição de pessoa com deficiência nos casos de suspeita ou diagnóstico de covid-19. E também a elaboração de um plano para proteger as pessoas com deficiência durante situação de emergência.

Gabrilli enviou ao Ministério da Cidadania sugestão para que os órgãos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) garantam o acolhimento das pessoas com deficiência que tiverem cuidadores internados ou colocados em isolamento.

Para o Ministério da Educação, a senadora indicou a criação de uma comissão técnica que elabore diretrizes e orientações de um plano emergencial, com providências e procedimentos aos alunos com deficiência ou doenças raras, durante e depois da pandemia.

Outra indicação, enviada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, sugere medidas para prevenir, reprimir e atender casos de violência doméstica ou familiar contra pessoas com deficiência em isolamento.

As propostas foram elaboradas com base em dois documentos. Uma nota divulgada pela Rede-In (Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e uma carta enviada aos governadores de todo o País, assinada por dez instituições que cuidam de pessoas com deficiência e defendem os direitos dessa população.


Documento


Documento


Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: