PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

STF nega prioridade a pessoas com deficiência na vacinação contra a covid-19

Ricardo Lewandowski rejeitou pedido do PODEMOS. Ministro destacou escassez da vacina no País e estabeleceu prazo para o Ministério da Saúde prestar esclarecimentos.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Use 26 recursos de acessibilidade digital com a solução da EqualWeb clicando no ícone redondo e flutuante à direita, ouça o texto completo com Audima no player acima, acione a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.


 


PUBLICIDADE

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido do PODEMOS, enviado por iniciativa do senador Romário, para estabelecer prioridade à população com deficiência na vacinação contra a covid-19. A decisão foi publicada na noite desta quarta-feira, 27.

Na decisão, Lewandowski destacou a falta de vacinas no País. "Considerada a notória escassez de imunizantes no País - a qual, aliás, está longe de ser superada -, não se pode excluir a hipótese de que a inclusão de um novo grupo de pessoas na lista de precedência, sem qualquer dúvida merecedor de proteção estatal, poderia acarretar a retirada, total ou parcial, de outros grupos já incluídos no rol daqueles que serão vacinados de forma prioritária, presumivelmente escolhidos a partir de critérios técnicos e científicos definidos pelas autoridades sanitárias", escreveu o ministro ao mencionar outra decisão semelhante ao pedido feito pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD).

Apesar da negativa, o advogado Emerson Damasceno, presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência da OAB do Ceará, um dos representantes na ação, mantém a esperança em uma decisão favorável às pessoas com deficiência.

"Não foi nesse momento, mas sigo confiante de um sucesso ao final. O direito é bom e a causa urgente", comentou Damasceno no Twitter.

Publicidade

?s=20


Vídeos produzidos pela Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais.


Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande 'VENCER LIMITES' para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

Publicidade



Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.