Luiz Alexandre Souza Ventura
10 de maio de 2019 | 11h50
IMAGEM 01: Vereador de São Paulo publica vídeos com interpretação na Língua Brasileira de Sinais para dar destaque às necessidades das pessoas surdas. Série teve grande repercussão em todo o País. Iniciativa levou à criação de projeto de lei que prevê assessoria jurídica para surdos em tribunais. Descrição #pracegover: O vereador Caio Miranda Carneiro está no centro da tela, apresentando seu sinal de Libras, representado pelo formato enrolado de seu cabelo. Crédito: Reprodução.
Uma série de vídeos com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), publicada no perfil do vereador de São Paulo Caio Miranda Carneiro (PSB) no Instagram, teve repercussão em todo o País. Criada para destacar as necessidades das pessoas surdas, a iniciativa gerou manifestações sobre temas como direitos do cidadão surdo, acesso à rede pública em vários setores e até sobre cursos de Libras.
O trabalho foi desenvolvido para celebrar o Dia Nacional de Libras, comemorado em 24 de abril. Foram gravados 20 episódios, com participação da intérprete Karina Bueno Zonzini e do professor Matheus Bueno Valle Machado, coordenadores da ONG Surdo Mundo.
“Houve retorno de centenas de pessoas. Por meio de Whatsapp, Facebook e Instagram surgiram pedidos de informações e parabéns pela iniciativa. As respostas vieram de todas as regiões do Brasil”, afirmou o vereador em entrevista ao #blogVencerLimites.
“Tivemos uma receptividade muito grande de toda a comunidade surda, de seus familiares e da sociedade em geral, que demonstrou um real interesse em aprender mais sobre o universo dos surdos”, diz Miranda.
A iniciativa mostrou ao parlamentar que a Câmara paulistana precisa se estruturar para atender melhor o cidadão surdo. “Uma das primeiras medidas que vamos propor, por meio de projeto de lei, será de assessoria jurídica para os surdos. É imprescindível que, durante uma audiência, o advogado saiba Libras ou esteja acompanhado de um intérprete”, defende o vereador.
Outra medida, explica Caio Miranda, será a capacitação da equipe de seu gabinete para comunicação em Libras, além da publicação de novos conteúdos com mais recursos de acessibilidade, como a audiodescrição. “Precisamos considerar as necessidades de todas as comunidades e aprender no dia a dia”, completou Miranda.
Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.
Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com
Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais
Facebook – Twitter – Instagram – LinkedIn – Google+ – YouTube
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.