PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

SuperAtos: o teatro inclusivo da Cia Olhos de Dentro

Em cartaz aos sábados no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, espetáculo inspirado no cinema tem atores com e sem deficiência.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

PUBLICIDADE

----------

O palco é um espaço universal, onde cabem todas as histórias, todos os debates e todas as reflexões sobre qualquer assunto, em qualquer tempo e formato. No tablado, personagens estão à frente de intérpretes, não pertencem a uma ou outra pessoa e, desta forma, características individuais servem como ferramentas de atuação.

Leia também: 'O teatro acessível de Antônio Fagundes'

No teatro, a inclusão de fato pode existir para quem assiste (por meio dos recursos de acessibilidade como audiodescrição, Libras e legendas) e também para quem atua, neste caso, emprestando diferenças e individualidade ao jogo de cena.

Publicidade

Exemplo dessa realidade é o trabalho da 'Cia Teatral Olhos de Dentro - Um Exercício de Inclusão', que apresenta em São Paulo, no Teatro Ruth Escobar, o espetáculos 'SuperAtos'. Atores com e sem deficiência reproduzem cenas marcantes de filmes que usam a superação (da forma correta) para contar histórias, algumas reais. Na trilha sonora, composições do próprio elenco em cena, tocadas e cantadas pelos atores.

Elenco do espetáculo 'SuperAtos'. Imagem: Reprodução Foto: Estadão

A Cia Olhos de Dentro tem 13 anos de existência. Por meio da formação teatral, promove a inclusão de crianças, adolescentes e adultos. "Mais de 250 pessoas que já passaram pela Cia. Temos muitos relatos de melhoras na autoestima e, consequentemente, convivência e comunicação na escola e na vida. O ponto central que caracteriza este projeto como inclusão social é mesclar pessoas sem e com deficiência, que se tornam parceiros de aulas e de palco", dia a diretora Nina Mancin.

SERVIÇOEspetáculo: SuperAtosAdaptação e Direção: Nina MancinCia Teatral Olhos de Dentro - Um Exercício de InclusãoData: somente aos sábados - de 07 a 28 de Novembro Horário: 19:30hTeatro Ruth Escobar - Sala Miriam MunizRua dos Ingleses, 209 -Bela Vista - SPTelefone: (11) 3289-2358Ingresso: 10,00

Imagem: Reprodução  Foto: Estadão

----------

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.