Telejornal apresenta notícias em Libras e na língua portuguesa

Telejornal apresenta notícias em Libras e na língua portuguesa

'Primeira Mão', da TV Ines, é semanal, exibido toda quinta-feira às 19h. Com dois âncoras surdos, programa contextualiza informações com narrativa audiovisual. France-Presse, SBT e RedeTV são parceiros.

Luiz Alexandre Souza Ventura

13 Dezembro 2016 | 10h52

Está no ar desde outubro o ‘Primeira Mão’, telejornal inédito no Brasil que apresenta os fatos mais importantes da semana, nacionais e internacionais, em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e também na língua portuguesa, com legendas e locução.

Lançado pela TV Ines – parceria do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e da Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto (Acerp) – o telejornal é exibido toda quinta-feira às 19h (clique aqui para assistir).

O programa tem dois apresentadores surdos. Clarissa Guerretta, professora de Letras/Libras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Áulio Nóbrega, pedagogo formado pelo Ines.

Toda a produção, do roteiro até a exibição, é feita por uma equipe de profissionais de televisão surdos, ouvintes e tradutores intérpretes. As emissoras SBT e RedeTV, e a agência de notícias France-Presse colaboram diariamente com diversos materiais.

O telejornal tem 25 minutos de duração e, além de apresentar as notícias, contextualiza as informações de forma didática e acessível.

O telejornal 'Primeira Mão', da TV Ines, tem dois apresentadores surdos. Clarissa Guerretta, professora de Letras/Libras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Áulio Nóbrega, pedagogo formado pelo Ines. Imagem: Divulgação

O telejornal ‘Primeira Mão’, da TV Ines, tem dois apresentadores surdos. Clarissa Guerretta, professora de Letras/Libras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Áulio Nóbrega, pedagogo formado pelo Ines. Imagem: Divulgação

Acompanhe o blog Vencer Limites nas redes sociais