Todos os direitos das pessoas com autismo na educação

Todos os direitos das pessoas com autismo na educação

Livro escrito pela advogada Diana Serpe está liberado para download gratuito. "Autistas são amparados pela Constituição Federal, pela Lei de Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência", diz a especialista.

Luiz Alexandre Souza Ventura

23 de agosto de 2019 | 17h34


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Capa do livro ‘Autismo e Educação – O que a lei brasileira garante’, escrito pela advogada Diana Serpe, tem diversas peças de quebra-cabeça na coz cinza e uma, separada, na cor laranja, além das logomarcas da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB) e da Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID). Crédito: Reprodução.


“As leis específicas que visam a proteção dos direitos das pessoas com autismo demonstram a preocupação com os princípios consagrados pela Constituição Federal: igualdade, dignidade da pessoa humana, garantia da educação para todos, igualdade de condições de acesso e permanência na escola”, afirma a advogada Diana Serpe no livro ‘Autismo e Educação – O que a lei brasileira garante’, lançado oficialmente nesta quinta-feira, 22 de agosto, e liberado para download gratuito.

O projeto tem apoio do #blogVencerLimites, da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB) e da Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID).

“Acima de tudo, essas legislações visam a tão almejada inclusão do autista”, destaca a advogada.



Diana Serpe é especialista na defesa das pessoas com deficiência. Atende crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista, além de seus familiares. A ideia de escrever o livro nasceu da necessidade de esclarecer dúvidas, apresentar o cenário atual da inclusão na escola e explicar o que pode e deve ser feito.

“O objetivo é levar informações sobre os direitos dos autistas de forma simples, gratuita e de fácil acesso. As entidades que apoiam o projeto têm trabalhos muito importantes. Eu, que conheço de perto e com profundidade as necessidades das pessoas com deficiência, espero colaborar ainda mais com essas informações e esclarecer todas as dúvidas”, ressalta Diana Serpe.

A advogada é autora do artigo ‘Autismo no Censo: a vitória do bom senso’, publicado com exclusividade no #blogVencerLimites em 3 de julho (leia aqui). Também respondeu 40 perguntas sobre direitos das pessoas com autismo, que o blog publicou no dia 2 de abril, quando celebramos o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (leia aqui).

Acompanhe o trabalho da advogada, acesse Facebook.com/AutismoeDireito e Instagram.com/AutismoeDireito. Consultas podem ser marcadas pelo telefone (11) 2898-9648.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: