Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Tradutor para Libras da ProDeaf ganha versão Apple

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Curta Facebook.com/VencerLimitesSiga @LexVenturaMande mensagem para blogvencerlimites@gmail.comO que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

PUBLICIDADE

Já está liberada para download a versão para Apple do ProDeaf móvel, aplicativo que traduz conteúdo em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O app funciona da mesma forma que a versão para Android (que já teve mais de 15 mil downloads), reconhecendo a voz do usuário e traduzindo a fala diretamente para Libras. Um personagem faz gestos na tela, com base em um dicionário que já tem mais de 2 mil sinais.

 Foto: Estadão

A ideia do aplicativo nasceu em 2010, nas salas de aula do curso de mestrado em Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir da história do estudante Marcelo Amorim, que é deficiente auditivo. "Nós acompanhamos as dificuldades que ele enfrentava até mesmo na cantina, para pedir um sanduíche", diz João Paulo Oliveira. Colega de faculdade de Amorim, o executivo e mais três estudantes - Flávio Almeida, Amirton Chagas e Lucas Mello - conseguiram dar forma ao projeto/conceito, que foi vencedor da Imagine Cup 2011, evento realizado anualmente pela Microsoft para incentivar a inovação tecnológica.

A partir disso, eles decidiram apresentar a ideia para a Bradesco Seguros, que investiu no projeto. A verba foi utilizada na contratação de mestres em linguística e design, e a empresa montou um comitê com 40 deficientes auditivos, que analisaram detalhadamente o ProDeaf, sugerindo mudanças, até que o aplicativo chegasse ao formato ideal.

Publicidade

Em dezembro de 2012, o ProDeaf foi selecionado para a Wayra, aceleradora global do Grupo Telefonica que trabalha para identificar e reter talentos no País nas áreas de inovação e tecnologia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.