Turma do Jiló leva conhecimento sobre educação inclusiva ao Canal Futura

Turma do Jiló leva conhecimento sobre educação inclusiva ao Canal Futura

Organização gravou 30 videos que abordam autonomia, emoções, aprendizagem e cuidados. Conteúdo criado para manter o atendimento aos alunos com deficiência e suas famílias durante a pandemia foi adaptado e está publicado no website do Futura.

Luiz Alexandre Souza Ventura

30 de outubro de 2020 | 11h03

Use 26 recursos de acessibilidade digital com a solução da EqualWeb clicando no ícone redondo e flutuante à direita, ouça o texto completo com Audima no player acima, acione a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.


Quadrado branco no centro de um retângulo com fundo rosa. Dentro do quadrado, no alto, a frase 'as experiências de sucesso na escola que podem funcionar também em casa' escrita com letras de cor rosa. Abaixo, a tela de um vídeo pausado com a idealizadora da Turma do Jiló, Carolina Videira, olhando para a câmera. Ao fundo, uma parede de cor neutra e um armário baixo, de cor branca, com diversos objetos. Crédito: Reprodução.

Descrição da imagem #pracegover: Quadrado branco no centro de um retângulo com fundo rosa. Dentro do quadrado, no alto, a frase ‘as experiências de sucesso na escola que podem funcionar também em casa’ escrita com letras de cor rosa. Abaixo, a tela de um vídeo pausado com a idealizadora da Turma do Jiló, Carolina Videira, olhando para a câmera. Ao fundo, uma parede de cor neutra e um armário baixo, de cor branca, com diversos objetos. Crédito: Reprodução.


Uma iniciativa da Turma do Jiló para manter o atendimento aos alunos com deficiência e suas famílias durante as medidas de isolamento social por causa da pandemia do coronavírus se transformou em um projeto sobre educação inclusiva no Canal Futura.

Em julho, a organização fez duas lives, chamadas de giros educacionais, para tentar amenizar as dificuldades do ensino à distância que mães, pais, educadores e crianças estavam enfrentando.

“Nos incomodava a falta de apoio às famílias durante a pandemia. Pensamos principalmente em pessoas com acesso limitado à internet e que têm dificuldades para ajudar os filhos, mesmo com os materiais de estudo em mãos”, diz Carolina Videira, idealizadora da Turma do Jiló.

“A ideia era apoiar quem está na educação básica e a própria família, ou seja, cuidar de quem cuida. Investimos em um formato com dicas práticas e compartilhamos esses dois vídeos completos no YouTube”, explica Carolina.

“Apresentamos esse material à Fundação Roberto Marinho (uma das mantenedoras do Canal Futura), eles perceberam que ainda não tinham nenhum conteúdo com esse formato e aceitaram a parceria”, comenta a idealizadora da Turma do Jiló.

O material foi regravado e editado em trilhas, com participação de educadores, famílias e profissionais da área.








Vídeo produzido pela Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais.

Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande ‘VENCER LIMITES’ para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.



Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.