TV Cultura inaugura estúdios de acessibilidade

TV Cultura inaugura estúdios de acessibilidade

Projeto batizado de Flicts será responsável pela inclusão de Libras, audiodescrição e legendas closed caption na programação diária da emissora. Grade de 2020 deve ter 14 novas atrações com a diversidade como tema principal.

Luiz Alexandre Souza Ventura

14 de dezembro de 2019 | 07h56


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Foto ampla da estrutura do projeto Flicts, da TV Cultura, com uma bancada onde estão diversos computadores. No canto esquerdo, um dos estúdios. Ao centro, uma mulher fotografa um homem em cadeira de rodas que posa ao lado de um painel colorido. À direita, diversas pessoas e equipes de imprensa registrando o evento. Crédito: blog Vencer Limites.


Flicts, uma cor diferente que não se encaixa em lugar nenhum, é a personagem principal do livro de Ziraldo lançado em 1969. A consagrada obra do escritor, desenhista e cartunista brasileiro foi base de inspiração para a construção do projeto apresentado nesta sexta-feira, 13, pela TV Cultura.

Os novos estúdios Flicts da emissora assumem a função de incluir em toda a programação diária, ao vivo e gravada, recursos acessíveis como Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e legendas closed caption.

Embora a oferta de acessibilidade seja uma obrigação do setor audiovisual, que ainda não compreende a importância das pessoas com deficiência como público consumidor, é raro encontrar na TV aberta as ferramentas que garantem a inclusão de fato.

Nesse sentido, a TV Cultura assume uma importante liderança no fortalecimento de uma televisão realmente inclusiva.

Em 2020, a TV Cultura planeja lançar ao menos 14 novos programas e a diversidade será tema principal nessas novidades.

A presença dos recursos de acessibilidade na tela da Cultura tem aumentado gradativamente, especialmente nos últimos seis meses, após José Roberto Maluf assumir o comando da Fundação Padre Anchieta.

No evento de lançamento do projeto Flicts, Maluf destacou a função da emissora pública na promoção da igualdade.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Tendências: