Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

TV Cultura inaugura estúdios de acessibilidade

Projeto batizado de Flicts será responsável pela inclusão de Libras, audiodescrição e legendas closed caption na programação diária da emissora. Grade de 2020 deve ter 14 novas atrações com a diversidade como tema principal.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


 Foto:


PUBLICIDADE

Flicts, uma cor diferente que não se encaixa em lugar nenhum, é a personagem principal do livro de Ziraldo lançado em 1969. A consagrada obra do escritor, desenhista e cartunista brasileiro foi base de inspiração para a construção do projeto apresentado nesta sexta-feira, 13, pela TV Cultura.

Os novos estúdios Flicts da emissora assumem a função de incluir em toda a programação diária, ao vivo e gravada, recursos acessíveis como Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e legendas closed caption.

/

Embora a oferta de acessibilidade seja uma obrigação do setor audiovisual, que ainda não compreende a importância das pessoas com deficiência como público consumidor, é raro encontrar na TV aberta as ferramentas que garantem a inclusão de fato.

Nesse sentido, a TV Cultura assume uma importante liderança no fortalecimento de uma televisão realmente inclusiva.

Publicidade

/

Em 2020, a TV Cultura planeja lançar ao menos 14 novos programas e a diversidade será tema principal nessas novidades.

A presença dos recursos de acessibilidade na tela da Cultura tem aumentado gradativamente, especialmente nos últimos seis meses, após José Roberto Maluf assumir o comando da Fundação Padre Anchieta.

No evento de lançamento do projeto Flicts, Maluf destacou a função da emissora pública na promoção da igualdade.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Publicidade

YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.