TV INES está no ar com 12 horas de programação para surdos

TV INES está no ar com 12 horas de programação para surdos

Luiz Alexandre Souza Ventura

27 de maio de 2013 | 14h36

Curta Facebook.com/VencerLimites
Siga @LexVentura
Mande mensagem para blogvencerlimites@gmail.com
O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

Está no ar em TVs conectadas, tablets, smartphones e também na internet a TV INES, emissora totalmente voltada às pessoas com deficiência auditiva. A transmissão começou no dia 24 de abril, quando se comemora o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio oficial de comunicação e expressão para os surdos. Mantida pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), tem jornalismo, entretenimento, programas infantis, desenhos e aulas de Libras, entre 8h e 20h. O endereço é http://www.tvines.com.br/.

Em entrevista à Cristina Padiglione, colunista do ‘Estado’, a diretora do INES, Solange Rocha, ressaltou que “a ideia é criar um entorno positivo a esse universo, para que eles (as pessoas com deficiência auditiva) possam ter esse conforto, e que o mundo também entre no universo deles: é um espaço de entrada e de saída. Temos um grupo bastante criativo de artistas surdos que estão trabalhando nessa televisão, escrevendo, atuando e apresentando. A ideia é contemplar a diversidade”.

INES – O Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado no século 19 por E. Huet, diretor do Instituto dos Surdos-Mudos de Bourges (França). Começou a funcionar no dia 1º de janeiro de 1856, mesma data em que foi publicada a proposta de ensino apresentada por Huet a D. Pedro II, documento que continha Língua Portuguesa, Aritmética, Geografia, História do Brasil, Escrituração Mercantil, Linguagem Articulada, Doutrina Cristã e Leitura sobre os Lábios. Leia mais.