Um banheiro para todos

Um banheiro para todos

Projeto apresentado na Feicon 2015 tem base na universalização dos espaços.

Luiz Alexandre Souza Ventura

25 de fevereiro de 2015 | 16h48

Curta Facebook.com/VencerLimites
Siga @LexVentura
Mande mensagem para blogvencerlimites@gmail.com
O que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

“Acessibilidade não é somente um segmento de mercado. É uma preocupação social”, diz Manoel Flores, diretor superintendente da Astra. Foto: Divulgação

Você já deve ter enfrentado essa situação.

Em local público, como um shopping, cinema, teatro ou restaurante, surge, de repente, o tal ‘chamado da natureza’, aquela incontrolável vontade de satisfazer as necessidades fisiológicas, ou seja, você precisa ir imediatamente ao banheiro. E vai, o mais rápido possível, para o sanitário mais próximo. Chega lá e percebe que está lotado.

Se você é uma pessoa com deficiência, principalmente se usa cadeira de rodas, encontrar o espaço reservado livre já é um desafio, mas eles existem, felizmente, cada vez mais. Se você não é uma pessoa com deficiência (ou não se considera parte desse universo), pode ser que bata de frente com um dilema, se usa ou não o espaço reservado.

De qualquer forma, a existência de separações, divisões, agrupamentos em diferentes categorias, acaba por nos classificar em tipos distintos, o que é, neste caso (do banheiro), um equívoco, porque tudo o que há de diferente entre nós – detalhes físicos, condições, coisas do corpo – não muda nossa maior igualdade. Somos todos pessoas, todos humanos.

Mas quem pensa em igualdade, integração, universalidade? Quem gasta energia, tempo e dinheiro em avaliações e metodologias que busquem a unificação dos espaços, que construa áreas de uso por qualquer pessoa? Um grupo de fornecedores do mercado de construção, formado por três empresas (Astra, Japi e Integral), fez tudo isso. E vai apresentar o resultado desse esforço na Feicon Batimat 2015 – 21º Salão Internacional de Construção, realizado entre os dias 10 e 14 de março, em São Paulo.

No estande F201, profissionais que usam cadeira de rodas vão mostrar todos os detalhes e esclarecer dúvidas sobre o uso do espaço, detalhe que faz toda a diferença. Pessoas com deficiência auditiva e visual também serão atendidas de forma personalizada. O projeto foi desenvolvido com consultoria da jornalista Flávia Cintra.

Empresa tem portfólio de mais de cinco mil itens, com assento sanitário soprado, assento sanitário almofadado, sistema pex para tubulação de água quente e fria, kits industrializados, sistema de descarga com duplo acionamento e torneira com acionamento no toque das mãos. Foto: Divulgação

Empresa tem portfólio de mais de cinco mil itens, como assento sanitário soprado, assento sanitário almofadado, sistema pex para tubulação de água quente e fria, kits industrializados, sistema de descarga com duplo acionamento e torneira com acionamento no toque das mãos. Foto: Divulgação

 

Tudo o que sabemos sobre:

AcessibilidadeBanheiro

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.