VENCER LIMITES completa 8 anos

VENCER LIMITES completa 8 anos

Ter deficiências não é ser deficiências.

Luiz Alexandre Souza Ventura

10 de setembro de 2020 | 20h36



Ouça essa reportagem com Audima no player acima, acione a tradução do texto em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.


Descrição da imagem #pracegover: Foto de um número oito riscado na palma da mão. Crédito: blog Vencer Limites.


Tenho a síndrome de Charcot-Marie-Tooth, ou CMT. Por ação dessa neuropatia eu sou, desde o nascimento, uma pessoa com deficiência, condição que me levou à criação do #blogVencerLimites.

VENCER LIMITES completa 8 anos nesta sexta-feira, 11 de setembro, com mais de 1.200 reportagens publicadas, todas sobre o universo da pessoa com deficiência.

As sequelas que me atingem, um pouco mais a cada dia, me ajudam a compreender o que significa ter deficiências, mas não ser essas deficiências. Dores me acompanham desde muito pequeno, continuam aqui, algumas vezes fortes, outras nem tanto, de qualquer forma, constantes. Dores físicas, reais, e não uma referência abstrata. E posso dizer que, em certos momentos, essas dores me cansam, levam mesmo à exaustão.

A palavra ‘FALTA’ é, certamente, a mais repetida nas matérias que publico diariamente. Falta inclusão, falta acessibilidade, falta empatia, falta política pública, falta representatividade, falta visibilidade, falta interesse, falta informação, falta conhecimento, falta educação, falta união, falta evolução, falta quebrar para sempre a redoma que nos esconde da sociedade.

O que não falta é esforço das instituições que nasceram da luta das pessoas com deficiência, que brigam contra a correnteza para avançar, progredir, até sobreviver.

Escrevo aqui, agora, com tremor nas mãos e sinto um compasso acelerado no coração porque derramo nesse depoimento uma reflexão sobre a minha atividade profissional mais importante, a única que me completa, que me faz continuar querendo ser jornalista após 26 anos nessa jornada.

Quem realmente acredita, além de mim, que o #blogVencerLimites é importante, necessário, que serve à sociedade, que está cumprindo a sua função de ampliar o conhecimento sobre o universo da pessoa com deficiência para derrubar a discriminação e o preconceito?

Vamos em frente.



Vídeo produzido pela Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais gravada pelo intérprete Gabriel Finamore.

Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande ‘VENCER LIMITES’ para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão.
Nosso conteúdo também está acessível em áudio, com a ferramenta Audima, e em Libras, com a solução Hand Talk para tradução do texto e vídeo gravado pela Helpvox com interpretação da matéria completa.

Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais, enviadas pelo Whatsapp ou Telegram são produzidas e publicadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.

Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com. E acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais:
Facebook.com/VencerLimites
Twitter.com/VencerLimitesBR
Instagram.com/blogVencerLimites


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: