PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Você deixaria suas deficiências em casa?

'Encarcerados', livro de John Scalzi, discute a inclusão a partir do uso de corpos sintéticos.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

'Encarcerados' - ou Loch In, no título original - faz pensar sobre ter deficiências em qualquer lugar ou viver sem deficiências em um corpo sintético. Foto: Reprodução. 


Se você pudesse deixar todas as suas deficiências em casa e usasse um corpo sintético para trabalhar, estudar, se divertir e fazer o que tivesse vontade, você faria isso? Mesmo se não fosse mais identificada como uma pessoa com deficiência?

PUBLICIDADE

'Encarcerados', livro do americano John Scalzi, escritor, editor e crítico de cinema, um romance policial futurista, carrega em si uma discussão sobre como as limitações do corpo, avaliadas de maneira isoladas, podem levar a um entendimento divergente do atual sobre quem são as pessoas com deficiência.

Na história publicada em 2014 nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil em 2018 pela Aleph Editora, uma pandemia atingiu milhões de pessoas no mundo, matou muitas e gerou uma enorme população com sequelas severas no sistema nervoso somático, o que deixou essas pessoas imóveis, mas que podem transferir suas consciências para corpos sintéticos, robóticos, sibernéticos, e fazer qualquer coisa, como trabalhar e estudar, sem restrições.

Uma lei garante a esses indivíduos subsídios para aquisição dos novos corpos, que são sofisticados e podem sentir tudo que o corpo com deficiência sente, mas têm a opção de desligar essas sensações. E uma rede online exclusiva reúne todas as informações a respeito dessa população, permite a convivência virtual e até o aluguel desses corpos.

Esse subsídio será encerrado e cada um que pague pelo seu corpo, enquanto cresce a discussão sobre essas pessoas serem mesmo pessoas com deficiência.

Publicidade

Para quem convive com a deficiência em uma sociedade que sempre pensa nessa deficiência como uma doença e que sempre avalia a busca por uma cura, a história de 'Encarcerados' - ou Loch In, no título original - faz pensar sobre qual seria a escolha: ter deficiências e viver com elas em qualquer lugar ou manter essas deficiências no corpo original e viver de maneira sintética.


FICHA TÉCNICA:Livro: EncarceradosAutor: John ScalziPublicação: Aleph EditoraPreço: R$ 54,90Peso: 0.35 gDimensões: 1.8x16x23cmTradutor: Petê RissattiEdição: 1ªAno: 2018Páginas: 328Acabamento: Brochurahttps://editoraaleph.com.br/produto/encarcerados/


Clique na imagem para acessar a página do livro. Foto: Reprodução.


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.