94% dos recursos da União foram usados para folha de pagamentos

94% dos recursos da União foram usados para folha de pagamentos

Estudo feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que 94% dos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) foram usados para folha de pagamento de pessoal em 2009 - apenas 1% foi para investimentos. Criado em dezembro de 2002, o fundo consiste em recursos da União repassados para organização e manutenção da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF, além de assistência financeira para serviços públicos de saúde e educação. O repasse para o fundo subiu 1% neste ano, alcançando R$ 7,6 bilhões.

, O Estado de S.Paulo

27 de março de 2010 | 00h00

O levantamento da CNM mostra que 54% dos funcionários do governo do DF recebem mais que 10 salários mínimos, contra 18% dos funcionários estaduais do Paraná - segunda unidade da federação com mais servidores nessa faixa salarial. "É uma bolha que vai estourar em algum momento", afirma o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski. A CNM defende a extinção do FCDF, sob a alegação de que Brasília possui arrecadação própria satisfatória, não sendo mais necessário o auxílio da União.

Intervenção. O "pacote de bondades" anunciado pelo governador Wilson Lima corrobora a tese de intervenção no Distrito Federal, diz o especialista em administração pública José Matias-Pereira, da UnB. "O governador concede aumentos para obter apoio que lhe permita vencer a eleição indireta, piorando o clima de turbulência e reforçando a tese de intervenção", avalia. Para o professor, os reajustes salariais põem em risco as contas do DF, criando problemas para o sucessor de Lima. "O recomendável para qualquer governador interino é que não tome decisões complexas que onerem o orçamento de forma irreversível. Estamos diante de uma gestão temerária que age sem medir consequências."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.