Aeronaves ajudam a combater incêndio no Parque de Ilha Grande, no Paraná

Estima-se que o fogo tenha consumido cerca de 800 hectares na área de várzea do Rio Paraná

PUBLICIDADE

Por Evandro Fadel - O Estado de S. Paulo
Atualização:

CURITIBA - Duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) chegaram por volta do meio-dia desta quarta-feira, 14, a Altônia, a cerca de 650 quilômetros de Curitiba, no noroeste do Paraná, para auxiliar no combate ao incêndio que tem destruído parte da vegetação do Parque Nacional da Ilha Grande desde domingo.

PUBLICIDADE

A estimativa é de que o fogo tenha consumido cerca de 800 hectares na área de várzea do Rio Paraná, onde a predominância é de um capim alto, que estava muito seco em razão da estiagem. O parque tem pouco mais de 78,8 mil hectares.

Além do combate pelo ar, cerca de 25 homens ajudam a debelar o fogo pelo chão. De acordo com a chefe de gabinete da prefeitura de Altônia, Auréa Paladini do Vale, o incêndio não atingiu nenhuma das ilhas que formam o parque. O fogo está concentrado na região continental, um local de difícil acesso que juntamento com o vento favorece a propagação das chamas.

Esta não é a primeira vez que o fogo se alastra no parque, que somente no ano passado foi vítima de três grandes eventos. Normalmente, os incêndios são provocados por pescadores que acendem fogueiras para espantar animais à noite ou por tocos de cigarros atirados ao chão. No entanto, as autoridades não descartam que possam ser provocados intencionalmente por pessoas que tentam facilitar áreas de pesca. O incêndio atual começou dez dias depois da liberação da pesca no Rio Paraná, que estava proibida em razão do defeso.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.