Infraero/Divulgação
Infraero/Divulgação

Aeroporto do Recife ganha título de melhor do Brasil em 2014

Cerimônia de entrega da primeira edição do prêmio, concedido pela Secretaria de Aviação Civil, ocorreu em Brasília nesta quarta-feira

Mônica Reolom, O Estado de S. Paulo

08 Abril 2015 | 17h50

SÃO PAULO - O Aeroporto Internacional do Recife foi considerado o melhor do País em 2014 e ganhou nesta quarta-feira, 8, o título de Aeroporto + Brasil. Essa é a primeira edição do prêmio, organizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), que visa a ressaltar as qualidades dos principais aeroportos do País em nove categorias.

A escolha foi apontada por passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos de grande movimentação no Brasil. Foram ouvidas 64.539 pessoas ao longo de todo o ano. O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ganhou em quatro itens (veja abaixo).

A SAC divulga desde o início de 2013 um levantamento trimestral de satisfação dos terminais. A partir de agora, a pasta também vai premiar anualmente o melhor do ano e os que mais se destacaram em categorias como "o mais limpo" e o com "check-in mais eficiente".

"O objetivo é estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo", informou a secretaria.

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, elogiou os aeroportos na abertura de cerimônia de entrega dos prêmios, em Brasília: "Os resultados são extremamente auspiciosos, não apenas para os vencedores de cada categoria, mas para o sistema como um todo. Oito dos 15 terminais avaliados mereceram de seus usuários notas acima de quatro, numa escala de um a cinco. Isto em um ano onde tivemos a Copa do Mundo. O resultado sinaliza, sem dúvida, que a maioria dos passageiros está satisfeita".

Os aeroportos vencedores receberam um troféu e um certificado e podem usar a conquista nas publicidades interna e externa. Veja a lista dos premiados:

Aeroporto + Brasil: Aeroporto dos Guararapes, no Recife
Check-in mais eficiente: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Raio-X mais eficiente: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Aeroporto mais cordial: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Aeroporto mais confortável: Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Restituição de bagagem mais eficiente: Aeroporto Santos Dumont, no Rio
Serviço público mais eficiente: Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte
Aeroporto com mais facilidades ao passageiro: Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba
Aeroporto mais limpo: Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.