
15 de junho de 2009 | 16h37
A Air France desmontou nesta segunda-feira, 15, o centro de assistência que havia sido montado no Hotel Windsor Guanabara, no centro do Rio. A companhia tomou a medida após os familiares das vítimas do voo 447 decidirem deixar a unidade. Além disso, agentes da Polícia Federal (PF) já coletaram o material que pode ajudar na identificação dos corpos.
Veja também:
Todas as notícias sobre o Voo 447
Submarino francês no resgate à caixa-preta
Especial: Os desaparecidos do voo 447
Especial: Passo a passo do voo 447
Galeria de fotos: buscas do Voo 447
Galeria de fotos: buscas da FAB pelo Voo 447
Galeria de fotos: homenagem às vítimas
Blog: histórias de quem quase embarcou
Cronologia das tragédias da aviação brasileira
Cronologia dos piores acidentes aéreos do mundo
A última família saiu nesta segunda, 16. A Air France arcava com o pagamento da hospedagem e mantinha no local, desde o último dia 9, quatro psicólogos, dois psiquiatras e dois médicos clínicos para prestar assistência aos parentes. Agora, um funcionário da Air France ficará em um posto no estabelecimento, das 9 às 18 horas, para fornecer informações aos familiares.
Alguns parentes criticaram a medida. O militar aposentado Nelson Faria Marinho, pai do engenheiro Nelson Marinho, disse que "as famílias estão entregues à própria sorte". Ele e o irmão da passageira Adriana Francisca Van Sluys, o gerente de hotel Maarten Van Sluys, retornaram no domingo de Recife onde, segundo Marinho, "foram mal recebidos", pois não obtiveram o acesso aos corpos das vítimas.
De acordo com o militar, 16 corpos estariam com o trabalho de identificação avançado na capital pernambucana. Ele disse que ouviu dos militares que o acesso aos corpos estava proibido, porque "o desastre envolveu pessoas de outros países".
"Agora, vamos nos reunir com outras famílias para tratar do processo que abriremos contra a Air France, na França. Minha filha, que mora naquele país, voltou de lá com a notícia de que os familiares franceses já estão organizados", declarou.
Atualizado às 18h32 para acréscimo de informações.
Encontrou algum erro? Entre em contato