Anac reforça fiscalização à Air France após série de cancelamentos

Em 8 dias, quatro voos foram cancelados; segundo agência, empresa cumpre normas de segurança

Glauber Gonçalves, da Agência Estado,

19 de julho de 2010 | 16h14

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está intensificando a fiscalização à companhia Air France depois que quatro voos causaram transtornos aos passageiros este mês. Desde a semana passada, a Anac está realizando inspeções nas aeronaves da Air France, mas, até esta segunda-feira, a agência verificou que a companhia aérea cumpriu as regras de segurança.

 

Veja também:

linkVoo da Air France cancelado por problemas na aeronave decola do Rio

Na quinta-feira da semana passada, a companhia cancelou um voo que partiria de São Paulo para Paris, devido a uma avaria na fuselagem da aeronave. Dois dias antes, outro avião, que voava do Rio a Paris teve de retornar à capital fluminense devido a problemas técnicos nos banheiros. No dia 10 de julho, uma falsa ameaça de bomba fez com que um avião que saiu do Rio para a capital francesa tivesse que pousar em Recife.

A companhia respondeu ao ofício enviado pela Anac na semana passada e confirmou o problema nos banheiros, bem como sua solução. A empresa declarou que cumpriu toda a assistência aos passageiros prevista na Resolução número 141. Informou, ainda, que técnicos vieram de Paris para acompanhar a manutenção e trazer peças de reposição.

A Air France e suas aeronaves são certificadas pelo órgão regulador francês. Tanto o certificado da empresa aérea quanto o certificado de aeronavegabilidade da aeronave são aceitos no Brasil e atestam que uma aeronave da empresa tem condições técnicas para realizar voos, assim como a certificação brasileira é aceita em outros países.

A Air France opera no Brasil seguindo as normas previstas no Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica número 129 (RBHA 129). Entre outros requisitos, o regulamento determina que as empresas descrevam a organização das estruturas de apoio de manutenção e de despacho operacional de voo propostas para as operações a serem conduzidas no Brasil. A Anac também realiza inspeções nas aeronaves de companhias estrangeiras que operam voos no Brasil, que podem ser programadas ou de surpresa.

 

Texto atualizado às 18h03.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.