Anac sugere medidas para evitar aumento das passagens

O diretor-presidente daAgência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi,defendeu nesta quarta-feira medidas para evitar aumento dospreços das passagens que decorreria do remanejamento de vôos noAeroporto de Congonhas, como já chegou a admitir o governo. Entre as medidas possíveis, Zuanazzi citou a redução dopreço dos combustíveis das aeronaves. "Nós queremos que aspassagens continuem baratas, não queremos que elas aumentem",afirmou em depoimento à CPI da Crise Aérea na Câmara. O setor de aviação civil vê espaço para redução no preço doquerosene, que subiu este ano 0,5 por cento. Chamado a dar satisfações sobre o funcionamento da Anac equestionado sobre a responsabilidade do órgão regulador nasegurança dos aeroportos, depois do maior acidente aéreo dopaís, que deixou cerca de 200 mortos na semana passada,Zuanazzi rebateu as críticas de que cedeu a pressão dascompanhias para liberar novas rotas. Ele justificou que a liberação de rotas só é feita apósouvir a Infraero e o Departamento de Controle de Espaço Aéreo(Decea), e insistiu que a Anac tem sido cobrada por decisõesque fogem às suas atribuições legais. O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) apresentou paradiscussão na CPI requerimento para que o Ministério da Defesainstaure processo administrativo disciplinar contra Zuanazzipor "omissão ou ineficiência". Se aprovado, esse pedido abreuma alternativa para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silvademita Zuanazzi, mas ainda não está certo que seja levado àvotação. Indicado diretor-presidente da Anac no início de 2006,Zuanazzi tem quatro anos de mandato pela frente. A agência jáenfrentou a falência da Varig, o acidente com o avião da Gol há10 meses e suas repercussões sobre o controle do espaço aéreo,atrasos nos aeroportos e a tragédia com o vôo da TAM . Zuanazzi lembrou que, antes do acidente com o Airbus A320da TAM, ele já tinha sugerido à CPI que seria necessárioconstruir uma terceira pista no Aeroporto Internacional deGuarulhos, além de um outro aeroporto em São Paulo paradesafogar Congonhas. O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) também deve apresentarum requerimento para que seja feita uma auditoria internacionalno sistema aéreo brasileiro. CAIXAS-PRETAS De volta dos EUA, onde acompanhou os trabalhos de extraçãodos dados das caixas pretas do avião da TAM, o relator da CPI,Marco Maia (PT-RS), disse que vai apresentar requerimento paraque as informações sejam repassadas à comissão o mais rápidopossível. Os dados são tratados como sigilosos na investigaçãoconduzida pela Aeronáutica. O brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Cenipa --entidadeda Aeronáutica responsável pela investigação de acidentesaéreos--, disse esta semana que não concorda com a divulgaçãodas informações. Kersul será ouvido pela CPI na quinta-feira. Nesta tarde, compareceu à audiência o vice-presidentetécnico da TAM, Rui Amparo. Ele entregou à comissão uma sériede documentos que, segundo a companhia, atestam que o AirbusA320 acidentado tinha plenas condições de vôo. Amparo insistiu que o reversor travado não apresentavarisco ao vôo, apesar da recomendação da Anac, segundo osmembros da CPI, para uso do equipamento para pouso em pistasmolhadas."O avião estava absolutamente adequado àquelas condições depouso", afirmou, acrescentando que desconhece a recomendação domanual da Anac. Segundo o manual da fabricante Airbus, repetiu,o reversor poderia estar travado durante o pouso.

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