Após cancelamentos, Anac suspende venda de bilhetes da Webjet

Metade dos voos programados da companhia foram cancelados na manhã de hoje; índice de cancelamentos da empresa subiu de 2,4% em agosto para 9,7% na semana passada

Fabiana Marchezi, estadão.com.br

27 Setembro 2010 | 15h29

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu na tarde desta segunda-feira, 27, a venda de bilhetes da companhia aérea Webjet nos voos programados até a próxima sexta-feira, 1º, depois da confirmação do cancelamento de metade dos voos programados nesta manhã.

 

Segundo a Anac, a suspensão vale até a regularização das operações. O índice de voos cancelados pela empresa subiu de 2,4% em agosto para 9,7% na semana passada. Os passageiros dos voos cancelados ao longo do mês estavam sendo reacomodados em voos da própria companhia e de outras empresas, inclusive com aeronaves fretadas. Os cancelamentos efetuados até então foram realizados de forma programada de modo que o passageiro não observasse nenhum transtorno.

 

A Anac também anunciou que vai intensificar a fiscalização da companhia tanto nos aeroportos quanto no centro de operações da empresa e ressaltou que pode tomar medidas mais severas ao longo da semana se a situação não for equacionada pela empresa. Em julho, a Webjet foi autuada pela Anac em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.

 

Nesta manhã, a Anac enviou equipes de fiscalização para os principais aeroportos onde a Webjet atua (Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Porto Alegre, Salvador e Confins-MG) para fiscalizar o atendimento aos passageiros de acordo com a Resolução nº 141. Entre outros direitos, a Resolução nº 141 prevê:

 

- reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou outra empresa;

- reembolso integral do bilhete para o passageiro que desistir da viagem, na mesma forma de pagamento da passagem;

- informação sobre os direitos do passageiro (inclusive por escrito);

- comunicação (Internet ou telefone, a partir de 1h do horário previsto para o voo)

- alimentação (a partir de 2h do horário previsto para o voo)

- hospedagem e traslado - se for o caso (a partir de 4h do horário previsto para o voo).

 

Os passageiros que não tiverem seus direitos atendidos deverão registrar queixa na Anac: 0800 725 4445 (24 horas por dia, todos os dias, inclusive em inglês e espanhol) www.anac.gov.br/faleanac

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