Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online
Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

Às vésperas do inverno, Santa Catarina registra temperatura de até -2 ºC

Urupema, município localizado a 1,3 mil metros de altitude, os termômetros chegaram a marcar -2 ºC; regiões do Planalto Sul e Meio-Oeste também registraram 0ºC

Aline Torres, Especial para o Estado

04 de junho de 2019 | 12h35

SANTA CATARINA - Faltando 16 dias para o início do inverno, algumas regiões de Santa Catarina amanheceram nesta terça-feira, 4, com geada e temperatura abaixo de zero. Em Urupema, município localizado a 1,3 mil metros de altitude, os termômetros chegaram a marcar -2 ºC. O Planalto Sul e Meio-Oeste foram outros pontos do Estado que registraram 0ºC, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora o clima.

Segundo meteorologistas, a temperatura deve ser ainda mais baixa na madrugada desta quarta-feira, 5, com possibilidade de chegar a -4 ºC nas regiões mais altas, na Serra Catarinense, e a geada deve ser fenômeno comum até a próxima sexta-feira, 7. A previsão é que as temperaturas voltem a subir a partir do fim de semana.  

Esta é a segunda vez no ano que as temperaturas caem abaixo de 0 ºC. Em abril, Urupema registrou -0,2 ºC.

Apesar do frio no último mês do outono, meteorologistas da Epagri/Ciram acreditam em um inverno menos rigoroso para 2019, com ondas de frio intercaladas por períodos de calor, elevando a média da temperatura em comparação com anos anteriores.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.