Atendimento presencial nos aeroportos entra em vigor neste sábado

Novas regras estabelecem implantação do serviço em 23 aeroportos brasileiros, por cinco empresas aéreas nacionais e uma estrangeira

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Por Central de Notícias
Atualização:

SÃO PAULO - O consumidor que utiliza o transporte aéreo no Brasil ganhará um novo serviço a partir deste sábado, 29, quando terá início a determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que as empresa disponibilizem atendimento presencial nos aeroportos em que movimentem mais de 500 mil passageiros por ano.

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As novas regras de atendimento ao consumidor, válidas para todas as empresas aéreas regulares nacionais e estrangeiras que operam no Brasil, e estabelecem que o atendimento presencial aos passageiros sejam implantadas em 23 aeroportos brasileiros, por cinco empresas aéreas nacionais e uma estrangeira.

As empresas aéreas solicitaram que o prazo fosse prorrogado, mas o pedido foi negado pela Anac. Durante o primeiro mês de vigência da resolução, a Agência monitorará o funcionamento do atendimento presencial para, em dezembro, iniciar efetivamente os processos de fiscalização e eventuais autuações.

A estrutura de atendimento deve ser implantada nos aeroportos separadamente dos balcões de check-in e das lojas destinadas à venda de passagens. O atendimento presencial de cada empresa aérea deve estar disponível no mínimo duas horas antes de cada decolagem e duas horas após cada pouso de suas aeronaves. Por meio do atendimento presencial, as empresas devem ser capazes de receber e registrar manifestações de passageiros, tais como reclamações em relação aos serviços prestados pela empresa aérea, e adotar os procedimentos necessários para a solução imediata do problema, quando possível.

A empresa também deve informar ao passageiro o prazo final para a resposta, que não poderá ser maior que cinco dias úteis, a partir do registro de atendimento. Um número de protocolo de atendimento também deverá ser fornecido. A Anac recomenda que esse número seja informado, caso haja necessidade, ao Fale com a Anac, serviço de atendimento prestado pela Agência.

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