Avião da TAM tinha defeito, teve problema em Congonhas na 2a--JN

O Airbus A320 da TAM que explodiu nopior acidente aéreo do país na última terça-feira estava com umdefeito no reversor da turbina direita desde o dia 13, noticiounesta quinta-feira o Jornal Nacional, da TV Globo. O telejornal disse ainda ter apurado que o mesmo avião teveproblemas para aterrissar em Congonhas um dia antes doacidente, num vôo vindo de Belo Horizonte, só parando no limiteda pista. O comandante do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de SãoPaulo, Carlos Minelli de Sá, segundo o JN, confirmou que oavião da TAM teria feito um "pouso difícil" em Congonhas nasegunda-feira. Segundo o telejornal, Sá disse que o registrofeito pelo piloto do vôo à torre de controle do aeroportoalertava para a pista escorregadia. O vice-presidente técnico da TAM, Ruy Amparo, disse ao JNque não houve "nenhum reporte de problemas com a máquina, oavião" no pouso de segunda-feira. Em relação ao reversor da turbina, o telejornal informouque o problema havia sido detectado pelo sistema eletrônico dechecagem da própria aeronave, mas que ela continuou a voar nosdias seguintes, com o reversor direito desligado. Amaro disse que os manuais do fabricante do avião, aAirbus, afirmam que o problema não representa nenhuma alteraçãono desempenho da aeronave em pista, a não ser quando elas estãomuito "contaminadas", ou seja, com chuva muito forte. Na horado desastre chovia em São Paulo, mas não havia declaração dechuva intensa. A questão sobre o reversor veio à tona, sem maioresdetalhes, já na quarta-feira, durante entrevista à imprensaconcedida por executivos da TAM para comentar o acidente. "Nós estávamos com um dos reversores travados porque oAirbus, como é muito digital, ao menor sinal de problema para opiloto a gente tem um procedimento de inibir um sistema quepode não funcionar", disse Amparo na ocasião. "Este reversornão era requerido para este pouso." Na mesma entrevista, o presidente da empresa, Marco AntonioBologna, afirmou que o avião acidentado "estava em perfeitascondições de manutenção e de aerogovernabilidade e deoperação". Na terça-feira, fazendo o vôo 3054 com origem em PortoAlegre, o avião Airbus falhou na tentativa de pouso, passou porcima de uma avenida e explodiu ao se chocar contra prédios dooutro lado da cabeceira da pista de Congonhas. Sem númerosoficiais finais, as estimativas atuais são de que o desastrecausou a morte de cerca de 190 pessoas. Em nota, a TAM reiterou que o reversor de seu Airbus "foidesativado em condições previstas pelos manuais de manutençãoda fabricante Airbus e aprovado pela Agência Nacional deAviação Civil (Anac)". A nota repete ainda que "o procedimento não configuraqualquer obstáculo ao pouso da aeronave".

REUTERS

19 de julho de 2007 | 22h19

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