Boletim médico diz que Oscar Niemeyer passa bem

Aos 104 anos, arquiteto foi internado no sábado, na zona sul do Rio, com quadro de desidratação

18 Outubro 2012 | 09h03

SÃO PAULO - O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, está internado desde o último sábado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio. Segundo boletim médico divulgado na noite de quarta-feira,17, pelo hospital e assinado pelo clínico Fernando Gjorup, o arquiteto foi internado devido a desidratação, mas passa bem e seu quadro se mostra "estável".

"Niemeyer está lúcido, respira sem a ajuda de aparelhos e se alimenta normalmente", afirma Gjorup no boletim. Segundo familiares, o arquiteto deve receber alta ainda nesta semana.

Responsável por projetos como a construção de Brasília (em parceria com Lúcio Costa) e o sambódromo do Rio, o arquiteto mundialmente famoso vai completar 105 anos no dia 15 de dezembro. Apesar da idade, ele ainda frequenta o escritório de arquitetura e, em fevereiro, chegou a visitar o sambódromo carioca em duas ocasiões, para conhecer as reformas promovidas sob sua supervisão.

Em maio, Niemeyer permaneceu internado por 16 dias no Samaritano, devido a um quadro de pneumonia e desidratação. Em abril de 2011 o arquiteto foi vítima de uma infecção urinária, que provocou sua internação no mesmo hospital durante 12 dias.

Mais conteúdo sobre:
niemeyerarquitetointernado

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.