Bolsonaro diz que assinará nesta segunda nomeação de nova reitora da UFRJ

Escolha ocorre em meio aos protestos contra os cortes na área da educação. Denise Pires de Carvalho foi a mais votada em lista tríplice apresentada ao presidente

PUBLICIDADE

Foto do author Marcio Dolzan
Por Denise Luna (Broadcast), Marcio Dolzan e Fabio Grellet
Atualização:

RIO - Em meio aos polêmicos cortes na área da educação, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que vai assinar nesta segunda-feira, 20, a nomeação da primeira mulher para o cargo de reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Denise é professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho Foto: Diogo Vasconcellos (Coordcom/UFRJ)

PUBLICIDADE

Segundo Bolsonaro, o nome de Denise Pires de Carvalho foi confirmado por ele de uma lista tríplice. "Hoje devo assinar aqui o nome da nova reitora, da UFRJ, é a pessoa adequada para estar à frente da UFRJ", afirmou Bolsonaro.

A votação ocorreu em abril e contou com cerca de 20 mil votos da comunidade acadêmica, dos quais 9,4 mil escolheram a chapa encabeçada pela professora Denise. 

Denise será a primeira mulher a ocupar o cargo

Denise Pires de Carvalho, de 54 anos, é a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que vai completar 100 anos em 7 de setembro de 1920. Ela já havia se candidatado uma vez ao cargo, em 2015, quando perdeu para Roberto Leher, reitor que agora ela vai substituir.

Denise faz oposição ao grupo que administrou a UFRJ nos últimos anos - critica, por exemplo, o projeto de expansão da universidade, alegando que o número de alunos cresceu sem que houvesse ampliação da estrutura.

Formada em Medicina pela UFRJ em 1987, Denise concluiu mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) em 1989 e doutorado em Ciências em 1994, ambos pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, órgão da UFRJ. Ela também fez dois pós-doutorados: no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, em Paris, em 1995, e na Universitá Degli Studi di Napoli, em Nápoles, em 2006.

Publicidade

Denise é professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e já ocupou diversos cargos na UFRJ: foi diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho de 2010 a 2013, coordenadora de Graduação (de 1998 a 1999) e de Pós-Graduação (de 2001 a 2005), vice-diretora do Instituto de Biofísica (de 2007 a 2010) e membro do Conselho Universitário de 2012 a 2016.

A nova reitora já publicou mais de 140 trabalhos e proferiu mais de 50 conferências no Brasil e no exterior. Atualmente é revisora de mais de 20 revistas científicas internacionais. Tem experiência na área de Endocrinologia e Fisiologia, com ênfase em Fisiopatologia Tireóidea.

Atualmente Denise também é mãe de aluna: uma de suas filhas cursa medicina na UFRJ. A outra formou-se em ecologia na mesma universidade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.