Câmara convoca suplente que está na cadeia

Câmara convoca suplente que está na cadeia

A Câmara Legislativa do Distrito Federal convocou ontem o suplente Geraldo Naves (sem partido, ex-DEM) para assumir o cargo de deputado distrital na vaga aberta com a renúncia de Júnior Brunelli (PSC). Geraldo Naves, no entanto, está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, por envolvimento na tentativa de suborno a uma testemunha do chamado "mensalão do DEM".

Carol Pires / BRASÍLIA, O Estadao de S.Paulo

24 de março de 2010 | 00h00

Para tomar posse, o suplente precisa conseguir no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou sua prisão, uma autorização para sair.

Júnior Brunelli, o dono da vaga que Geraldo Naves pode assumir, renunciou ao mandato para fugir do processo disciplinar que corria contra ele no Legislativo. Brunelli aparece em vídeo anexado aos autos da Operação Caixa de Pandora recebendo dinheiro supostamente ilegal.

Em outra imagem, Brunelli reza, ao lado do ex-presidente da Câmara Legislativa Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM), pela vida de Durval Barbosa, delator do esquema.

O parecer da Procuradoria da Câmara, assinado por Fernando Nazaré, ressalta ainda que, "se no prazo regimental para tomar posse", que é de 30 dias, "a autorização do Judiciário não sair, a Câmara Legislativa deverá convocar o suplente seguinte da ordem de convocação" ? que é o deputado Washington Mesquita, do PSC, ex-assessor especial de Arruda.

Expectativa. O advogado de Geraldo Naves, Ronaldo Cavalcante, explicou que, pelos próximos dias, não vai pedir ao STJ autorização para que ele tome posse preso. O motivo é a expectativa de que, até sexta-feira, a corte decida sobre a revogação de sua prisão, pedida pela defesa há cerca de um mês.

De acordo com Cavalcante, Naves não se sente "confortável" para assumir o mandato na condição de preso. Espera estar livre, em breve, e aí então tomar posse.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.