
12 de setembro de 2010 | 00h00
Pelas regras do encontro, aprovadas pelas campanhas, participariam os seis concorrentes mais bem posicionados na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada no dia 4 de setembro. Com a desistência de Orestes Quércia (PMDB) e devido à internação de Romeu Tuma (PTB), quatro candidatos estão aptos a participar: Marta Suplicy (PT), Netinho de Paula (PC do B), Aloysio Nunes (PSDB) e Ciro Moura (PTC). Os demais candidatos fizeram um acordo com a TV Gazeta e com o Estado e concederam entrevistas que serão veiculadas na emissora e ficarão disponíveis no site estadão.com.br.
O debate entre os candidatos ao Senado é o terceiro encontro promovido em parceria entre a Gazeta e o Estado. No dia 24 de agosto, a emissora e o jornal reuniram os candidatos ao governo de São Paulo. Os presidenciáveis participaram de encontro no dia 8 de setembro. O destaque negativo foi a ausência da candidata Dilma Rousseff (PT), que alegou problemas de agenda e não compareceu. O Estado também saiu na frente e foi o primeiro a promover debate entre os candidatos a vice-presidente.
Na próxima terça, os concorrentes ao Senado terão 90 minutos para discutir suas ideias e propostas. O debate terá quatro blocos e será mediado por Maria Lydia Flandoli. No primeiro e no terceiro blocos, os candidatos responderão a perguntas formuladas por outro candidato. A âncora sorteará o nome de quem vai perguntar e de quem responderá à questão.
No segundo bloco, os candidatos responderão a perguntas relativas a um dos temas previamente determinados, como saúde, educação, transporte e segurança. Formularão as questões os jornalistas Luiz Fernando Rila, editor-executivo do Estado, Marcelo de Moraes, repórter da sucursal de Brasília do jornal, Paulo Markun, comentarista do Jornal da Gazeta, e Silvia Corrêa, chefe de redação do departamento de jornalismo da emissora. No quarto bloco, os candidatos farão suas considerações finais.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.