Arquidiocese de Belo Horizonte
Arquidiocese de Belo Horizonte

Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo morre aos 95 anos em BH

Dom Serafim foi arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, participou do Concílio Vaticano II e era conselheiro benemérito do Atlético-MG

Leonardo Martins, O Estado de S.Paulo

08 de outubro de 2019 | 15h19

Morreu em Belo Horizonte (MG) nesta terça-feira, 8, aos 95 anos, o cardeal Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito da Arquidiocese da capital mineira. 

Segundo o jornal Tribuna de Minas, Dom Serafim estava internado em estado grave e faleceu por conta de uma complicação em um quadro de pneumonia.

De acordo com o clube Atlético Mineiro, do qual o cardeal era conselheiro benemérito, o velório de dom Serafim terá duração de três dias e terá início às 20h desta terça na igreja da Boa Viagem, em Belo Horizonte. O enterro ocorrerá na sexta-feira, 11, no mesmo local.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou o falecimento do arcebispo e ressaltou o trabalho do religioso na educação.

"Enaltecemos a atuação do cardeal no campo da educação, atuando como professor em várias escolas, foi diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese, além de se tornar professor de Cultura Religiosa e reitor da PUC Minas", diz a nota assinada pelo atual arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveria de Menezes.

Pelo Twitter, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), manifestou condolências pela morte de dom Serafim. 

Quem foi Dom Serafim

Dom Serafim Fernandes de Araújo dedicou sua vida à igreja, exercendo papéis relevantes no âmbito educacional. Foi arcebispo metropolitano da capital mineira entre os anos de 1986 e 2004, sendo sucedido por dom Walmor Oliveira de Menezes. De 1962 a 1965, Dom Serafim participou do Concílio Vaticano II.  

 
 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.