Cartas

Carta 19.216Falta de gás em casaNão tenho como cozinhar, nem tomar banho, devido a um problema na instalação de gás de casa. Uma empresa cadastrada pela Comgás fez um reparo no domingo, dia 14, às 12 horas, mas ainda aguardo a religação do gás porque eles ?não fecharam a ordem de serviço?. Só hoje, dia 16, eu soube que nenhum funcionário da Comgás virá verificar o reparo. E apesar de finalmente terem fechado a ordem, tenho de telefonar e esperar pela religação. Já telefonei várias vezes, e a resposta é sempre igual: ninguém pode apressar o fechamento da ordem porque só o setor responsável pode fazê-lo. Também não consigo falar com um supervisor ou com alguém que possa resolver o caso mais depressa. Um absurdo, ficar à mercê da ineficiente burocracia, sem que um serviço vital de que necessitamos seja fornecido. THAIS ROMOLI TAVARESSanta CecíliaA Comgás responde:"No dia 17, restabelecemos o fornecimento de gás interrompido em função de um vazamento localizado na tubulação interna da casa da leitora. Nosso horário de atendimento é de 2.ª a 6.ª feira, das 8 às 17 hs."BETE AKEMIOuvidoraPARA SUA INFORMAÇÃO: As empresas distribuidoras de gás têm o dever legal de deixar disponíveis a todos os consumidores apoio, orientação e assistência técnica especializada, além de um sistema de teleatendimento disponível 24 horas (inclusive em feriados), para o consumidor obter informações sobre situações de emergência, como vazamentos, como também programação e reprogramação de visitas técnicas periódicas, para avaliação das condições de segurança do sistema.Carta 19.217Bem da comunidadeNo domingo 7/10 fui ao CEU Cidade Dutra com amigos e pedi autorização para ir à quadra jogar voleibol, mas fui ?convidada a me retirar?. Fui então à administração esportiva, mas o coordenador a quem pedi autorização para ficar no local foi muito grosseiro. Daí ele foi à quadra e pediu a carteirinha de mais duas pessoas que lá estavam. Uma delas estava com a carteira de outra pessoa mas ele não checou a foto. Como é que um ?ditador de regras? pode agira assim? Acredito que, para serem respeitadas, as normas devem ser claras. Não fizeram os CEUs para proporcionar bem-estar, esporte e lazer para a população? Sou cidadã, pago impostos e mereço ser tratada com educação e respeito. YARA NASCIMENTOCapitalO CEU Cid. Dutra responde:"Temos como dever zelar pelo bom atendimento, mas há normas que devem ser seguidas para que possamos conduzir o trabalho de maneira satisfatória. No caso do ginásio de esportes, a norma, para jogar, é mostrar a carteirinha, para que haja organização, segurança, formação de times e rotatividade entre os usuários, garantindo eqüidade no atendimento à comunidade. Esse procedimento é o mais adequado, julgando o número de usuários que por vezes atingimos. Lamentamos e pedimos desculpas pelo ocorrido e também agradecemos as críticas, porque com a participação e colaboração dos usuários podemos crescer e aprimorar o nosso trabalho, em busca da satisfação de todos."IDALINA NOGUEIRA DE QUEIROZGestora substituta Carta 19.218Monopólio de linhaA Viação Cometa não respeita os direitos do consumidor. Fiz uma compra por telefone, no dia 3/7, de passagens de ida e volta para o trecho São Paulo-Juiz de Fora-São Paulo, para os dias 6 e 9. Cancelei em tempo hábil, no dia 4, mas a Cometa está protelando o reembolso desde agosto (carta do dia 7). Eles alegam que não há meios de localizar o protocolo, porque transferiram o call center de São Paulo para Campinas. Estou indignada com a falta de respeito da empresa. O pior é que o cliente fica de mãos atadas, porque a Viação Cometa detém o monopólio da linha São Paulo- Juiz de Fora. DANIELA C. SOUZACapitalA Viação Cometa responde:"Solucionamos o assunto satisfatoriamente. Cancelamos a venda em 18/9 e reembolsamos a cliente no valor de R$ 204."Em 25/6 fui operado no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e me sinto no dever de registrar o excelente atendimento que recebi. Agradeço ao dr. Orlando Monteiro Júnior e sua valorosa equipe, e ao dr. Alberto Luiz Monteiro Meyer, que me assistiu após a cirurgia - sem esquecer a equipe de enfermagem do 5.º andar e todo o grupo de recepcionistas. HAMILCAR MARQUES Capital

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