Cenipa pede vistorias especiais em Congonhas

Listas de propostas apresentada pela comissão também propõe vistorias mais severas na TAM

Luciana Nunes Leal, do Estadão,

24 Agosto 2007 | 19h38

Uma lista de 12 propostas de recomendações para diversos órgãos do setor aéreo elaborada pela comissão que investiga o acidente com o Airbus da TAM pede vistorias especiais na empresa aérea e no aeroporto de Congonhas e deixa clara a preocupação dos investigadores com as condições das pistas principal e auxiliar do aeroporto de Congonhas. Oito sugestões referem-se a avaliação, controle e monitoramento das pistas, especialmente em período de chuva.  Uma das propostas é de que seja feita uma "avaliação de performance de aeronaves a jato de grande porte" para estabelecer "parâmetros e procedimentos operacionais de vôo e de infra-estrutura que garantam a segurança das operações de pouso e decolagem no aeroporto". A avaliação deverá ser "baseada em demonstrações de operações reais com técnicas especiais de pouso em pista molhada".  A comissão sugere uma recomendação específica para a TAM: reforçar aos pilotos e co-pilotos a obrigatoriedade de observar das normas de procedimento referentes aos reversos, freios localizados nas turbinas. O Airbus acidentado pousou na pista principal de Congonhas, que estava molhada e escorregadia, com o reverso direito travado. A análise das caixas-pretas do avião acidentado mostrou que um dos manetes (espécie de marcha acionada quando o avião pousa e decola) estava na posição errada, o que fez com que a turbina direita, que estava com o reverso travado, acelerasse, enquanto a esquerda diminuía a velocidade.  Uma minuta com as propostas foi encaminhada pelo chefe da comissão, tenente-coronel da Aeronáutica Fernando Camargo, ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), onde serão avaliadas. As que forem aprovadas passarão a valer como normas a serem cumpridas pela Infraero, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pelas empresas aéreas e pelo próprio Cenipa.  Segundo a assessoria de imprensa da Aeronáutica, as sugestões serão combinadas com propostas feitas pela comissão que investiga o acidente com o avião da companhia Pantanal que derrapou na pista principal de Congonhas, no dia 16 de julho deste ano. No dia seguinte, o A320 da TAM atravessou a mesma pista e explodiu ao se chocar com o prédio da TAM Express, na avenida Washington Luís, matando 199 pessoas. A minuta com as sugestões de recomendações foi feita pela comissão de investigação em conjunto com os vários órgãos do setor aéreo. Uma cópia da minuta foi enviada ontem à CPI do Apagão Aéreo da Câmara.

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