Chove forte no Sul do Brasil e em áreas da Região Norte

Temporal no Sul é causada por área de baixa pressão; na região amazônica, instabilidade tropical provoca chuva

Solange Spigliatti, Central de Notícias

17 de setembro de 2009 | 08h12

A chuva forte volta a atingir a região Sul do País nesta quinta-feira, 17, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Haverá pancadas de chuva e condições para tempestades em áreas do oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Estas pancadas de chuva deverão atingir o centro-leste de Santa Catarina também, causadas pela presença de uma área de baixa pressão.

Veja também:

linkSão Paulo terá sol com variação de nuvens nesta quinta

Entre o norte e leste do Paraná e em Mato Grosso do Sul, haverá variação de nebulosidade, no entanto, há possibilidade de pancada de chuva no período da tarde.

Pancadas fortes de chuva por conta de instabilidades tropicais (calor e umidade), são esperadas para grande parte do Amazonas, centro-sul e oeste do Pará, norte do Tocantins, Rondônia, Acre e Roraima, podendo atingir áreas do nordeste como o Maranhão e centro-oeste do Piauí, além de algumas áreas do centro-oeste, tal como o noroeste de Mato Grosso.

O tempo estará predominantemente seco nas demais áreas de Mato Grosso, em Goiás, Distrito Federal, sul do Tocantins, noroeste de Minas e oeste da Bahia. Mas mesmo com este tempo predominantemente seco, não descarta-se alguma pancada bem isolada de chuva entre o centro-oeste e o sul do Tocantins.

Chuvas isoladas são esperadas para o litoral da Bahia até Pernambuco, com possibilidade de pancadas de chuva entre o leste do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Tudo o que sabemos sobre:
chuvasBrasilclimaprevisão do tempo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.