Chuva deve atingir quase todo o País nesta terça-feira

Em SP, pancadas serão mais isoladas e concentradas no norte, oeste do Estado e na região do Vale do Paraíba

Solange Spigliatti, estadao.com.br

24 de março de 2009 | 07h39

A chuva atinge quase todo o País nesta terça-feira, 24, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

 

Veja também:

som Josélia Pegorim comenta a previsão do tempo

 A previsão do tempo para a sua cidade

 

Uma área de baixa pressão por volta de 4500m de altitude conhecida como cavado favorecerá a formação de nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva em grande parte do centro-sul da Região Centro-Oeste e sobre a Região Sudeste do Brasil.

 

As pancadas fortes de chuva com acumulados significativos principalmente entre Goiás, Distrito Federal e grande parte de Minas, Espírito Santo e Rio.

 

Em São Paulo, as pancadas de chuva serão mais isoladas e concentradas no norte, oeste do Estado e na região do Vale do Paraíba, principalmente nas áreas da Sera da Mantiqueira.

 

No norte do Pará, no centro-norte do Maranhão e do Piauí e no norte do Ceará, as pancadas de chuva serão causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma área de convergência de umidade que nesta época do ano costuma atuar sobre o norte das Regiões Nordeste e da Região Norte.

 

Pancadas de chuva ocorrerão entre Santa Catarina, Paraná e o norte do Rio Grande do Sul, serão pancadas isoladas, associadas com um cavado e também com a umidade e calor na região. Sol entre poucas nuvens em grande parte do centro sul e sudeste do Rio Grande do Sul, assim como no nordeste da Bahia, em Sergipe e Alagoas, com possibilidade de pancadas de chuva no leste de Alagoas.

Tudo o que sabemos sobre:
previsão do tempo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.