Chuva forte volta a atingir Santa Catarina a partir de quinta

Mês de agosto deve terminar com índice pluviométrico acima da média por influência do fenômeno El Niño

Solange Spigliatti, da Central de Notícias,

04 de agosto de 2009 | 11h44

A chuva forte vai atingir novamente o Estado de Santa Catarina, principalmente na faixa litorânea e no Vale do Itajaí, a partir desta quinta-feira, 6, segundo previsão da Climatempo. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que no próximo fim de semana a situação fica semelhante a dos últimos dias, com uma frente fria bloqueada sobre o Sul do Brasil.

 

As grandes áreas de instabilidade que se formaram sobre o Estado nos últimos dias provocaram chuva intensa, considerada fora do normal, em um curto intervalo de tempo, como aconteceu no leste de Santa Catarina, entre a tarde da última sexta-feira, 31, e a manhã desta segunda-feira, 3.

 

Segundo a Climatempo, a expectativa é que agosto termine com totais acumulados muito acima da média. Uma das explicações para a anormalidade da chuva em Santa Catarina pode estar no Oceano Pacífico, que tem águas mais quentes do que o normal ao longo da linha do Equador, o que configura a presença do fenômeno El Niño.

 

Em anos de El Niño, o bloqueio atmosférico, que retém as frentes frias no Sul do Brasil, se torna mais frequente e resulta em chuva abundante, como aconteceu no último final de semana.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.