PUBLICIDADE

Chuva inunda três cidades no Vale do Ribeira, interior de SP

Famílias das áreas atingidas foram removidas para uma escola e um centro esportivo

Foto do author José Maria Tomazela
Por José Maria Tomazela e da Agência Estado
Atualização:

SOROCABA - As chuvas que vêm caindo desde sábado, 15, no Vale do Ribeira, região sul do Estado de São Paulo, já deixaram áreas urbanas de três cidades sob as águas.

PUBLICIDADE

Em Juquiá, o rio que dá nome à cidade transbordou e atingiu os bairros ribeirinhos. Na tarde deste domingo, 16, a enchente atingia a região central da cidade. Casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos estavam alagados. Funcionários da prefeitura e voluntários usavam barcos para resgatar famílias ilhadas pela cheia. Pelo menos seis bairros na zona rural tinham o acesso interrompido pela inundação.

Quedas de barreiras e de árvores interditaram a SP-79, que liga Juquiá a Tapiraí, e a SP-165, que liga a Sete Barras. Famílias das áreas atingidas foram removidas para uma escola e um centro esportivo. Como as águas continuavam subindo, não tinha sido contabilizado o número de desalojados.

As chuvas atingiram também Miracatu, causando o deslizamento de encostas. Pelo menos seis casas foram interditadas provisoriamente pela Defesa Civil. Dezenas de ruas foram tomadas pelas águas e pelo menos 25 pessoas estavam desabrigadas. No sábado, o acesso da cidade à rodovia Régis Bittencourt (BR-116) alagou e a população ficou ilhada, mas o trânsito já foi restabelecido.

Em Itariri, outra cidade da região, o Rio do Azeite saiu do leito e inundou moradias, principalmente no bairro Paraguai Dois. Um ciclista, arrastado pela enxurrada, foi salvo por moradores. Estradas rurais foram tomadas pelas águas e uma ponte foi coberta.

A chuva intensa causava lentidão, na tarde deste domingo, na BR-116. Na região de Miracatu, havia congestionamento de 25 quilômetros na subida da Serra do Cafezal, em direção a São Paulo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.