Cidade de Deus ganha faxina caprichada para receber visita

A Cidade de Deus recebeu ontem uma faxina para a visita do presidente americano. Pela manhã, um pequeno caminhão da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) passava nos arredores do prédio da Fundação da Infância e da Adolescência (FIA), que receberá Barack Obama, para recolher os montes de sacos plásticos de lixo deixados por moradores.

Pedro Dantas, O Estado de S.Paulo

19 de março de 2011 | 00h00

Cinco homens encobriam as pichações dos muros e portões da FIA. As cestas de basquete da quadra multiuso foram substituídas por novas e as bandeiras do Brasil, do Estado e do município do Rio foram hasteadas no local.

Nas dependências da FIA, Obama assistirá a apresentações de percussão, capoeira e conhecerá obras de artesanato. Ontem, representantes do consulado dos Estados Unidos e agentes do serviço secreto se reuniram com diretores da fundação, representantes do governo do Rio e da Prefeitura. Em um caminhão, os americanos trouxeram cadeiras para o evento.

Alheio ao fato de que o líder dos Estados Unidos não andará a pé pela favela, o sargento da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Polícia Militar na Cidade de Deus e coordenador do projeto social Rio 2016 no local, Orlando Muniz dos Santos, escolheu um grupo de meninos para mostrar jogadas ensaiadas a Obama. "Welcome", gritava o militar, demonstrando ter ensaiado também uma saudação. "Obama!", respondiam as crianças.

O Exército também simulou ontem a ocupação da Cidade de Deus por cerca de 100 homens da Brigada de Infantaria Paraquedista. A 200 metros da sede da FIA, 59 barracos situados à beira do Valão não receberam faxina para a passagem do líder americano. "Convivemos com doenças, enchentes, ratos e cobras", afirmou Camila Ramos Ribeiro, de 25 anos, que mora em um barraco com quatro filhos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.