Com postos de saúde fechados, moradores do Rio ficam sem vacina contra gripe

No Dia de São Jorge, prefeitura decreta ponto facultativo na cidade nesta segunda-feira

Heloisa Aruth Sturm, Estadão

22 Abril 2013 | 18h39

RIO - Moradores do Rio de Janeiro que planejavam buscar remédios ou tomar vacina contra a gripe nos postos de saúde municipais encontraram nesta segunda-feira, 22, os portões fechados. A prefeitura decidiu dar ponto facultativo aos funcionários, já que terça-feira, dia 23, é feriado municipal (Dia de São Jorge).

 

Entre os que foram surpreendidos com o fechamento das unidades está Anabela Puchlski - ela é portadora do vírus HIV e havia ido ao local para retirar medicamentos. “A receita que eu tenho daqui não permite que eu pegue em outro posto. Liguei para a prefeitura e bateram o telefone na minha cara, dizendo que hoje é ponto facultativo”, disse ela, chorando.

 

Na fachada do Centro Municipal de Saúde João Barros Barretos, em Copacabana, não havia qualquer informação aos usuários. Dezenas de pessoas - a maioria idosos, e alguns em cadeiras de rodas - estavam revoltadas com o fato. “Isso é um desrespeito com a gente. Se fosse pra divulgar obra, não fariam isso”, disse o aposentado Marco Aurélio Galarte. “Fazer festa na praia de Copacabana eles fazem todo dia, mas na hora de usar o dinheiro pra dar saúde para o povo, é isso que

acontece”, disse Rosineli da Costa, de 75 anos.

 

A jovem Maria Inês Araújo aproveitou o horário de almoço no Detran para ir buscar medicamento para a avó, também portadora do vírus HIV, mas não conseguiu atendimento. “Engraçado que eu sou funcionária pública e estou trabalhando hoje. Agora o posto de saúde, que é o lugar que as pessoas mais precisam, não está funcionando”. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o aviso de ponto facultativo foi divulgado na semana passada no Diário Oficial, e que os moradores podem procurar atendimento pelo telefone 1746.

Mais conteúdo sobre:
Saúdevacinagripe

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.