Com umidade do ar em 20%, Brasília entra em alerta

Passagem de uma grande massa polar há duas semanas derrubou temperatura e o teor de umidade no ar

Fabiana Marchezi, do estadão.com.br

23 de abril de 2010 | 16h44

Com a umidade relativa do ar em 20%, a região de Brasília, no Distrito Federal, entrou em situação de alerta, por volta das 14 horas desta sexta-feira, 23, segundo a Climatempo.

 

Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde, o estado de alerta é caracterizado por níveis de umidade entre 13% e 20%. Porém, o ar pode ficar um pouco mais seco até o fim desta tarde.

 

A queda do teor de umidade no ar vem acontecendo gradualmente há duas semanas no Centro-Oeste e Sudeste do País, desde a passagem de uma grande massa polar que derrubou a temperatura.

 

O ar polar naturalmente seco e a diminuição da umidade ocorre sempre que este tipo de massa de ar passa por um lugar. Porém, com o maior aquecimento do ar que ocorreu nos últimos dias, o ar ficou ainda mais seco.

 

O centro desta massa de ar seco, que é a região mais forte do sistema, está justamente sobre a região de Brasília e do Estado de Goiás. A formação deste sistema impede que frentes frias cheguem a região para levar um pouco de chuva e aumentar a umidade.

 

Não há previsão de chuvas para a região de Brasília pelo menos até meados da semana que vem. O tempo permanece bem seco e quente e a umidade relativa poder ficar abaixo dos 20%.

Tudo o que sabemos sobre:
Brasíliasecaumidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.