Wilton Junior / Estadão
Wilton Junior / Estadão

AO VIVO

Acompanhe notícias do coronavírus em tempo real

Comissão de Transparência do Senado convoca presidente da Vale para depor sobre Brumadinho

Pedido foi formulado pela senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) e aprovado pela comissão em sua primeira reunião

Teo Cury e Renan Truffi, O Estado de S.Paulo

14 de fevereiro de 2019 | 01h02

BRASÍLIA - A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 13, um requerimento para convocar o presidente da mineradora Vale, Fabio Schvartsman, a prestar esclarecimentos sobre o rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho (MG). 

O pedido foi formulado pela senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) e aprovado pela comissão em sua primeira reunião. "Requeiro nos termos do Art. 397, do regimento interno do Senado Federal, convocar o Presidente da Vale, para prestar esclarecimentos a essa Comissão sobre as construções e fiscalização relativos aos projetos de contenção de resíduos", diz o pedido da senadora, que não é membro da comissão, mas participou da reunião.

O dispositivo do regimento interno do Senado citado pela senadora e que baseia seu pedido diz respeito apenas à convocação de ministros de Estado. No entanto, a Constituição Federal prevê que as comissões além de poder "convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições", podem "solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão".

Procurada, a assessoria de imprensa da Vale informou que não iria se manifestar sobre o assunto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.