PUBLICIDADE

Comitê de enfrentamento à covid afirma que carnaval no Rio pode ocorrer sem restrições

Órgão da gestão carioca avalia que cenário epidemiológico, por número de casos e proporção de vacinados, é favorável à festa

Foto do author Marcio Dolzan
Por Marcio Dolzan
Atualização:

RIO - O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da prefeitura do Rio emitiu parecer nessa segunda-feira, 20, em que sugere a realização do carnaval na cidade "sem nenhuma restrição" por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Para o grupo de especialista, o cenário epidemiológico na cidade é "favorável".

"O CEEC fundamentado no cenário epidemiológico favorável, (número de casos, número de casos internados, % de positividade de testes) com 80% de cobertura vacinal atual, na análise dos dados de todos os eventos com aglomeração no país e no Rio de Janeiro, e sustentado pelas evidências científicas disponíveis, recomenda a SMS que não estabeleça, nesse momento, nenhuma restrição à realização do Carnaval Carioca", diz trecho da ata do encontro.

Escola de samba São Clemente desfila no carnaval do Rio em 2020, no dia 24 de fevereiro de 2020. Comitê formado pela prefeitura sugere realização do carnaval "sem nenhuma restrição" em 2022 Foto: Wilton Júnior/Estadão - 24/02/2020

PUBLICIDADE

O colegiado ressalta ainda que o município deve manter a exigência do "passaporte de vacina" para acessos a locais de uso coletivo, além de recomendar a vacinação contra a covid-19 em crianças.

"Alinhado às Sociedades Científicas e às melhores evidências até aqui disponíveis, o CEEC recomenda fortemente à SMS que todas as medidas sejam adotadas para implementar a campanha de vacinação em crianças, avaliando inclusive a eventual necessidade de compra direta aos fornecedores", afirma a ata.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.