Companhia amplia horário de pico de trens em São Paulo

Demanda aumentou 12% em 2006, impulsionada pelo uso do Bilhete Único

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Por Agencia Estado
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As centenas de quilômetros de trilhos na região metropolitana não escapam da necessidade de mais minutos, no horário de pico. Segundo o gerente de operações do Metrô, Mário Fioratti, a demanda pelo serviço aumentou 12% em 2006, motivada principalmente pela integração do Bilhete Único e início das atividades de duas novas estações na Linha 2 - Verde. A empresa expandiu a definição de horário de pico da manhã - das 6h30 às 8 horas -, para o período entre 6 e 9 horas. À tarde, o rush no Metrô também ultrapassou o limite entre 17h30 e 18h30, indo das 17 até às 19h30. Mas Fioratti explica que, "no vale (período entre os horários de pico), diminui muito a entrada de passageiros". Apesar de menor, a procura pelo Metrô é grande em horários entre 10 e 13 horas, com cerca de 240 mil passageiros, ou 13,8% do total de usuários. O Metrô estuda a possibilidade de investir em novas tecnologias para reduzir o intervalo mínimo entre trens, hoje de 1 minuto e 40 segundos. A mudança evitaria a lotação dos carros, cuja capacidade máxima é de 6 usuários por metro quadrado, chegando a 8 na Linha 3 - Vermelha. Situação semelhante é encontrada nos trens da CPTM. Apesar de o pico continuar sendo entre 17h30 e 18h30, com o deslocamento de 107 mil passageiros, o crescimento da movimentação começa horas antes, partir das 14 horas. Eduardo Rombolli, gerente de Gestão de Qualidade da CPTM, afirma que a empresa trabalha para se adequar ao deslocamento dos usuários. ?É esperado, já que a cidade está ficando cada vez mais entupida?, diz. O assistente técnico da gerência João Carlos de Campos Leme acrescenta que a demanda pelo serviço cresce constantemente há vários anos, e também cita o bilhete único como o mais recente motivador. ?O aumento é generalizado para as seis linhas.? Mesmo com lotação máxima, ambos citam a importância dos trilhos da CPTM, que transportam 1,5 milhão de paulistanos todos os dias. ?É o meio que vai mais longe. Colabora para não entupir o trânsito e melhorar o ar.? O governo estadual anunciou em março que vai investir R$ 1,2 bilhão até 2010 na Linha F de trem, considerada a mais defasada . ?Queremos fazer do trem um metrô de superfície; São Paulo devia ter 300 km de metrô, isso seria o ideal?, disse o governador José Serra. Menos espera por trens: As novas composições devem reduzir o intervalo entre os trens nos horários de pico. Das 6 às 9 horas e das 17 às 19h30 é a nova hora do rush no Metrô de São Paulo. » 6 usuários por metro quadrado é a capacidade máxima do Metrô e da CPTM; » 500 mil pessoas usam o Metrô entre 10 e 13 horas e 14 e 17 horas; » 805 mil é o número de usuários que entram no Metrô entre 6 e 9 horas e 17 e 19h30; » A partir das 14 horas é quando as estações da CPTM lotam para o horário de pico da tarde; » 89% dos passageiros da CPTM gastam pelo menos uma hora até o destino final; » 21,1 km é a distância média do passageiro da CPTM; » 8 usuários por metro quadrado é o pico de superlotação nos trens.

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