Consulado dos EUA quer fazer pré-atendimento para agilizar emissão de vistos

Detalhes de como operação será feita ou a data de início não foram informados; pedidos aumentaram 32%

Marcela Bourroul Gonsalves, estadão.com.br

25 Agosto 2011 | 16h03

SÃO PAULO - A embaixada e os consulados dos Estados Unidos estão estudando medidas para agilizar o atendimento aos brasileiros que querem viajar para o país. Uma das possíveis alternativas, segundo nota divulgada pelo Consulado nesta quinta-feira, 25, é realizar um pré-atendimento antes da entrevista no local. Os detalhes da operação e a data de implementação ainda não foram definidos.

 

Em junho, já havia sido anunciada a contratação de cinco novos funcionários americanos para entrevistar os solicitantes de vistos, o que representaria um aumento de 25% na equipe. A expectativa do Consulado é de atender 2.800 pessoas diariamente até setembro.

 

A procura por vistos no Brasil tem aumentado significativamente nos últimos anos. O consulado em São Paulo é o que mais processa vistos para não-imigrantes no mundo. Em 2011, no período compreendido entre janeiro e julho, foram emitidos 228.514 vistos, o que representa 32% a mais do que o mesmo período no ano passado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.