D. Jaime Spengler é nomeado arcebispo de Porto Alegre pelo papa

Natural de Blumenau (SC), o franciscano, de 53 anos, é bispo desde 2010

José Maria Mayrink, O Estado de S. Paulo

18 Setembro 2013 | 11h34

SÃO PAULO - O catarinense d. Jaime Spengler, de 53 anos, é o novo arcebispo de Porto Alegre. Ele foi nomeado nesta quarta-feira, 18, pelo papa Francisco, em substituição a d. Dadeus Grings, de 77 anos, por limite de idade, após ter dirigido a arquidiocese por mais de 12 anos. Porto Alegre, que já teve um cardeal, d. Vicente Scherer, tem cerca de 3,2 milhões de habitantes, 155 paróquias e 206 padres, segundo o Anuário Católico do Brasil de 2012.

Natural de Blumenau (SC), d. Jaime Spengler é franciscano (Ordem dos Frades Menores). Estudou Teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis, Sagrada Escritura no Instituto Bíblico de Jerusalém e Filosofia no Pontifício Ateneu Antonianum, em Roma.

É bispo desde 2010, quando foi nomeado por Bento XVI auxiliar de Porto Alegre, onde exercia o cargo de vigário geral de Gravataí. No Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é o responsável pela Pastoral da Educação. É membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.