PUBLICIDADE

De Muzema ao Palace 2: relembre outros desabamentos no Brasil nas últimas décadas

Edifício residencial cedeu na manhã desta terça-feira, 15, em Fortaleza; números iniciais apontam uma morte e três feridos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - Um edifício residencial com cerca de sete pavimentos desabou na manhã desta terça-feira, 15, em Fortaleza. Até as 19 horas, autoridades confirmaram que o desabamento deixou nove feridos. 

O Brasil teve uma série de desabamentos nos últimos anos. Um dos mais emblemáticos é o do Edifício Wilton Paes Almeida, que caiu após um incêndio na madrugada de 1º de maio de 2018. Lembra outros casos abaixo:

Edifício Wilton Paes de Almeida caiu em maio de 2018 no Largo do Paiçandu, em São Paulo Foto: Felipe Rau/Estadão

2019 - Prédios da favela da Muzema - Rio de Janeiro/RJ

PUBLICIDADE

O desabamento de dois edifícios irregulares em abril deixou 24 mortos na favela da Muzema, no Rio. As construções eram irregulares e ficavam em uma favela dominada por milícias. O principal suspeito de vender os prédios foi preso em setembro.

2018 - Edifício Wilton Paes de Almeida - São Paulo/SP

OEdifício Wilton Paes de Almeida caiu na madrugada do feriado de 1º de maio do ano passado após ser atingido por um incêndio. Antiga sede da Polícia Federal, ele estava ocupado pela organização Movimento de Luta Social por Moradia (MLSM). O desabamento deixou sete mortos (dos quais, dois eram crianças), além de 291 famílias desabrigadas. Os engenheiros responsável pelo imóvel e o MLSM foram denunciados na Justiça pelo Ministério Público.

Prédios caíram na favela da Muzema, no Rio, deixando mais de 20 mortos Foto: Sergio Moraes/Reuters

2011 - Edifício de 32 andares - Belém/PA

Publicidade

Com 32 andares, um prédio residencial em construção desabou na tarde de 29 de janeiro em Belém. O incidente matou três pessoas.

2010 - Prédio de sete andares - Salvador/BA

Um edifício de sete andares desabou em 17 de julho, deixando três mortos e dois feridos. O imóvel não tinha alvará.

2009 - Templo da Igreja Renascer - São Paulo/SP

teto de um templo da Igreja Evangélica Renascer em Cristo desabou no dia 17 de janeiro, deixando nove mortos e mais de 100 feridos. O imóvel ficava na Avenida Lins de Vasconcelos, na região central.

Teto de um templo da Igreja Evangélica Renascer em Cristo desabou, matando nove pessoas Foto: José Luis da Conceição/Estadão

1998 - EdifícioPalace 2 - Rio de Janeiro/RJ

Parte do Edifício Palace 2 cedeu na madrugada de 22 de fevereiro, matando 8 pessoas e deixando cerca de 200 famílias desabrigadas. De 22 andares, ele ficava localizado na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio. A construtora responsável pela obra pertencia ao ex-deputado Sérgio Naya, falecido em 2009 e que chegou a ser denunciado pelo Ministério Público pelo caso, mas foi absolvido na Justiça. 

Publicidade

1998 - Templo da Igreja Universal - Osasco/SP

Tempo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) desabou duranteuma vigília, deixando 22 mortos e centenas de feridos. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.