Decisão sobre carnaval de rua no Rio deve ser tomada nesta terça-feira

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, e secretário municipal de Saúde se reúnem nesta terça-feira com blocos de rua. Em dezembro, comitê da secretaria afirmou que Rio tinha condições para fazer carnaval

PUBLICIDADE

Por Fabio Grellet
Atualização:

RIO - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, vão se reunir às 17h desta terça-feira, 4, com a direção da Sebastiana, associação que representa 11 dos principais blocos de carnaval do Rio, para debater a realização ou não dos desfiles em 2022.

Algumas cidades em que os desfiles são tradicionais, como Salvador, já anunciaram o cancelamento das exibições para o próximo carnaval por conta da pandemia de covid-19. No Rio por enquanto os desfiles seguem previstos, mas passíveis de serem cancelados caso as autoridades sanitárias recomendem isso. Dois grandes blocos cariocas (o Bloco da Preta, criado por Preta Gil, e a Banda de Ipanema) já decidiram não desfilar.

Escola de samba São Clemente desfila no carnaval do Rio em 2020, no dia 24 de fevereiro de 2020. Comitê formado pela prefeitura sugere realização do carnaval "sem nenhuma restrição" em 2022 Foto: Wilton Júnior/Estadão - 24/02/2020

PUBLICIDADE

A presidente da Sebastiana, Rita Fernandes, afirma não ter ainda uma posição definida sobre a realização ou não dos desfiles. Ela quer ouvir o secretário de Saúde, o comitê que orienta a prefeitura quanto à covid-19 e o próprio prefeito sobre a situação. “Há blocos que querem recuar, outros aguardar, e não podemos mais adiar uma decisão”, pondera Rita.

Em dezembro, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da prefeitura do Rio emitiu parecer em que sugere a realização do carnaval na cidade "sem nenhuma restrição" por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Para o grupo de especialista, o cenário epidemiológico na cidade é "favorável".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.