PUBLICIDADE

Defesa Civil avalia risco de desabamento de prédio do Museu Nacional

Bombeiros informaram que uma pequena parte do acervo foi retirada antes de ser atingida pelo fogo

Por Fabio Grellet
Atualização:
Bombeiros tentavam controlar as chamas na noite de domingo Foto: MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO

RIO - O diretor do Museu Nacional, Alex Kellner, e outros integrantes das direções do museu e da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) acompanhavam na noite deste domingo, 2, o incêndio que atinge o prédio, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio. Eles auxiliam os bombeiros informando a distribuição de cômodos e os acessos do imóvel. Nenhum deles havia conversado com a imprensa até as 23 horas.

O incêndio continuava e os bombeiros tentavam evitar que uma área conhecida como anexo fosse atingida. Até então, esse trecho estava intacto. O prédio principal, ao contrário, foi praticamente todo destruído. Uma equipe da Defesa Civil avalia o risco de desabamento do prédio. 

PUBLICIDADE

Uma parte do telhado desabou depois que madeiras de sustentação se romperam. Oficialmente, no entanto, não havia manifestação de nenhuma autoridade sobre o estado do museu e o risco de desabamento.

Dezenas de funcionários do museu acompanhavam do portão da Quinta da Boa Vista o combate ao fogo. Bombeiros que atuampara apagar as chamas informaram que uma pequena parte do acervo foi retirada antes de ser atingida pelo fogo. Não foi dito quais são essas peças bem nem para onde elas foram transportadas.

Também às 23h, agentes da Polícia Federal chegaram ao museu, mas não informaram com qual objetivo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.