Deputado renuncia e ajuda suplente

NATAL

Anna Ruth Dantas ESPECIAL PARA O ESTADO NATAL, O Estado de S.Paulo

06 de novembro de 2010 | 00h00

O deputado estadual Gilson Moura (PV) renunciou aos três últimos meses de mandato da atual legislatura na Assembleia do Rio Grande do Norte, abrindo vaga para a posse do primeiro suplente, o ex-vereador Sargento Siqueira (PV). A renúncia não prejudica Gilson, que foi reeleito, e está sendo vista como "manobra" para atrasar processo em que o ex-vereador é réu.

Sargento Siqueira, junto com outros ex-vereadores, vereadores e empresários, é acusado de integrar um esquema de venda de votos na Câmara Municipal de Natal para aprovação do Plano Diretor da cidade. Como passaria a ter um deputado entre os réus, o processo sairia da 4.ª Vara Criminal para o Tribunal de Justiça (TJ-RN).

Essa é a segunda vez que a Operação Impacto, que revelou o esquema, envolve réu com foro privilegiado. A primeira ocorreu em abril, quando o vereador Júlio Protásio (PSB) foi nomeado secretário estadual de Esporte e Lazer. Na semana passada, Protásio foi exonerado da pasta e o processo retornaria à primeira instância. A expectativa era de que o juiz Raimundo Carlyle desse sua sentença no início de 2011.

Gilson Moura entregou o pedido de renúncia, mas não apontou justificativa. Ele toma posse pelo terceiro mandato em fevereiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.