Amanda Perobelli/Estadão
Amanda Perobelli/Estadão

DER de São Paulo retoma emissão de multas em rodovias estaduais a partir desta terça-feira 

Registro de infrações cometidas a partir desta data volta a ser realizado como acontecia antes da pandemia; medida prevê novos prazos para motoristas autuados entre maio e novembro e para renovação de documentação vencida

Redação, O Estado de S.Paulo

01 de dezembro de 2020 | 08h00

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou que retomará, a partir desta terça-feira, 1º, a emissão das multas nas rodovias estaduais paulistas. A medida segue a Resolução 805 do Conselho Nacional de Trânsito, do governo federal, que cessou a interrupção dos prazos dos processos de órgãos do trânsito. Os prazos haviam sido interrompidos pela Resolução 782, de 18 de junho de 2020, por causa da pandemia de covid-19.

A publicação da nova resolução restabelece a contagem dos prazos, tendo em vista a normalização das atividades dos órgãos de trânsito e o retorno das atividades presenciais ao público. Para os motoristas que receberam a Notificação de Autuação entre 19/5 e 30/11/2020, os prazos estabelecidos pela nova resolução são diferentes. Eles terão até o dia 31/1/2021 para a realização das solicitações de Indicação de Condutor, Pedido de Advertência por Escrito e Defesa de Autuação. A partir de fevereiro de 2021, todas as Notificações de Penalidade serão emitidas.  

O restabelecimento dos prazos para renovação da CNH ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2021, seguindo os meses de validade. Ou seja, os documentos com data de validade de janeiro de 2020 poderão ser renovados até 31 de janeiro de 2021; para as vencidas em fevereiro de 2020, a renovação poderá ocorrer até 28 de fevereiro de 2021; e assim sucessivamente até 31 de dezembro de 2021, para as habilitações com validade em dezembro de 2020. Em relação aos registros e licenciamentos de veículos novos, o proprietário de veículo adquirido entre 19 de fevereiro e 30 de novembro de 2020 terá até 31 de janeiro de 2021 para realizar esse processo.

Os usuários poderão ainda realizar serviços sobre multas presencialmente na sede, em São Paulo, com agendamentos realizados pelo site do órgão. Cada usuário poderá realizar até cinco serviços por atendimento no local. Após o agendamento online, a confirmação é enviada por e-mail – e um lembrete será enviado para o celular cadastrado, via SMS, 24 horas antes da data agendada.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Existe tolerância de 10 minutos para atrasos após o horário agendado.  

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.